Série 60 - Alfredo Correia Assunção (cap. de cavalaria e comandante de esquadrão de reconhecimento do regimento de cavalaria do Porto)

PT-AHS-ICS-ACP-60

• 1975 (Produção)

1 doc; papel

(1953-)

Nasceu em Lisboa em 1953. Doutorado pelo Instituto Universitário Europeu (1992, Florença) e Agregado pelo ISCTE (1999), é presentemente Investigador Coordenador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e Professor Convidado no ISCTE, Lisboa. Foi Professor Convidado na Universidade de Stanford (1993) e Georgetown (2004), e Investigador Visitante na Universidade de Princeton (1996) e na Universidade da California- Berkeley (2000 e 2010). Entre 1999 e 2003 foi regularmente Professor Convidado no Institut D'Études Politiques de Paris. Foi Presidente da Associação Portuguesa de Ciência Política. As suas obras têm incidido sobretudo sobre o autoritarismo e fascismo, as transições democráticas e a "justiça de transição" em Portugal e na Europa. A longevidade do Estado Novo português levou-o inicialmente ao estudo comparado dos sistemas autoritários. Mais recentemente dedicou-se ao estudo do impacto da União Europeia na Europa do Sul. Outro tema a que se tem dedicado é o das elites políticas e as mudanças de regime. É autor de mais de 50 artigos em revistas académicas portuguesas e internacionais. Foi consultor científico do Museu da Presidência da República portuguesa e tem colaborado regularmente na imprensa, rádio e televisão.

Contém:
Proposta / Alfredo Correia Assunção, Esquadrão de reconhecimento do regimento de cavalaria do Porto. - [Porto], 197? . - Proposta de reforma do Exército.

Localização: Caixa 3, Pasta 60 ; Contém observações manuscritas.

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso de género