Committee for Freedom in Mozambique, Angola and Guine

Forma autorizada do nome

Committee for Freedom in Mozambique, Angola and Guine

Forma(s) paralela(s) de nome

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

datas de existência

1968 - 1975

história

" O Comité Britânico para a Liberdade em Moçambique foi criado em 1968 a pedido da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), que tinha lançado uma luta armada de libertação nacional contra o domínio colonial português em 1964. Um ano mais tarde, o Comité alargou-se a Angola e à Guiné-Bissau, onde também se travava uma luta armada, passando a designar-se por Comité para a Liberdade em Moçambique, Angola e Guiné (CFMAG). O CFMAG funcionava como um grupo de pressão de campanha, com o objetivo de criar um apoio político alargado à FRELIMO, ao Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e ao Partido Africano da Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC). Trabalhou com todos os partidos políticos, com os movimentos operário e estudantil, com as igrejas, com as ONG e com muitos outros. Mantinha relações estreitas com o Movimento Anti-Apartheid e incentivava uma perspetiva regional para o futuro da África Austral. Organizou visitas de representantes dos movimentos de libertação e várias campanhas específicas de ajuda política e material, que culminaram na campanha "Fim da Aliança" de 1972/3. Após o golpe de 25 de abril de 1974 em Portugal e as subsequentes negociações entre o novo governo português e os movimentos de libertação, foi reconhecido o direito das colónias à independência total e imediata. O CFMAG organizou uma festa de vitória na Câmara Municipal de St Pancras, em 25 de junho de 1975, dia da Independência de Moçambique, e encerrou as suas actividades, com os objectivos alcançados.
Durante a fase seguinte, foi criado o Centro de Informação de Moçambique, Angola e Guiné [Mozambique, Angola & Guine Information Centre] (MAGIC), com o apoio dos governos independentes, para desenvolver um trabalho de educação e informação. O trabalho de solidariedade política continuou através, primeiro, do Comité de Solidariedade com Angola e, depois, do Comité Moçambique-Angola, com especial ênfase no apoio ao MPLA durante a sua segunda guerra de libertação contra o exército sul-africano."

Locais

Londres, Reino Unido

status legal

funções, ocupações e atividades