Por Esse Mundo da Fome, nº 3, 31 de Janeiro de 1966; Boletim do Gabinete de Estudos de Nutrição Estudantil da Associação dos Estudantes do IST
Número dedicado à alimentação racional.
Boletim da Associação dos estudantes do Instituto Superior Técnico, nº 5. Março 1964.
Diretor: J. Guimarães Morais; Administrador: Rui Silva Neves.
Temas principais deste número:
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Editorial
"As Associações de Estudantes existem para resolver, a curto prazo, os problemas dos estudantes, enquanto estudantes (...)". -
Entrevista ao diretor José Manuel Portas (diretor da Secção de folhas)
“No entanto, tem-se verificado ultimamente o aparecimento de alguns “pseudo-colegas” que só o são por pisarem o mesmo edifício que nós os quais, em vez de prestarem o seu apoio à comunidade de estudantes do IST no que diz respeito à secção de folhas, pretendem combater a secção e sobre ela lançar o descrédito, espalhando “falsos boatos” reveladores da mentalidade de quem os levanta.” -
Reforma do ensino
"A necessidade da reforma do ensino vai-se radicando, cada vez mais, em todos os que, sentido os reflexos da organização Pedagógica, sofrem as suas consequências". -
Dia Do Estudante de 1964
"Vão as Associações de Estudantes realizar este ano, de novo, o Dia do Estudante. É uma decisão justa, cremos (...)".
Boletim da Associação dos estudantes do Instituto Superior Técnico, nº 3. Dezembro 1963.
Diretor: J. Guimarães Morais; Administrador: Rui Silva Neves.
Temas principais deste número:
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Carta aberta aos novos alunos
“No atual estado em que se encontra o ensino no nosso país é sabido que o estudante do ensino secundário não é fruto de qualquer preocupação no que respeita à formação do seu caráter. Também nada se faz para criar no espírito jovem a vontade de estudar com outro objetivo que não seja o resultado do exame". -
Legalização da AEIST
“Independentemente da injustiça que tal suspensão [dos corpos gerentes das Associações dos Estudantes de Lisboa] representou, o processo de regresso à normalidade delineado pelas autoridades ministeriais, apresenta-se-nos com defeitos graves, que poderiam ter ocasionado, ou poderão ainda ocasionar perturbações nocivas na vida académica (...) As Associações Académicas, reconheça-o ou não o Ministério, são elementos de valor na melhoria das condições gerais do trabalho escolar, ou contribuem mesmo de modo meritório para o progresso técnico-científico dos setores da atividade nacional para cujos serviços a respetiva Escola prepara os futuros profissionais". -
Considerações sobre o movimento estudantil.
“O trabalho de consciencialização dos estudantes por uma teorização e perspetivação do movimento associativo, acompanhado de um trabalho construtivo em todos os ramos de atividades das Associações está por fazer. Disto se tentam aproveitar as minorias anti-associativas, com os seus slogans e ações provocadoras, para gerar a confusão e espalhar nos estudantes a desconfiança no movimento associativo e em particular nos seus dirigentes".