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Descrição arquivística
AEIST n. 5.
PT/AHS-ICS/JB-ME-AEIST-3 · Item · 1964-3
Parte de Colecção José Barreto

Boletim da Associação dos estudantes do Instituto Superior Técnico, nº 5. Março 1964.
Diretor: J. Guimarães Morais; Administrador: Rui Silva Neves.

Temas principais deste número:

  • Editorial
    "As Associações de Estudantes existem para resolver, a curto prazo, os problemas dos estudantes, enquanto estudantes (...)".

  • Entrevista ao diretor José Manuel Portas (diretor da Secção de folhas)
    “No entanto, tem-se verificado ultimamente o aparecimento de alguns “pseudo-colegas” que só o são por pisarem o mesmo edifício que nós os quais, em vez de prestarem o seu apoio à comunidade de estudantes do IST no que diz respeito à secção de folhas, pretendem combater a secção e sobre ela lançar o descrédito, espalhando “falsos boatos” reveladores da mentalidade de quem os levanta.”

  • Reforma do ensino
    "A necessidade da reforma do ensino vai-se radicando, cada vez mais, em todos os que, sentido os reflexos da organização Pedagógica, sofrem as suas consequências".

  • Dia Do Estudante de 1964
    "Vão as Associações de Estudantes realizar este ano, de novo, o Dia do Estudante. É uma decisão justa, cremos (...)".

Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)
AEIST n. 3.
PT/AHS-ICS/JB-ME-AEIST-2 · Item · 1963-12
Parte de Colecção José Barreto

Boletim da Associação dos estudantes do Instituto Superior Técnico, nº 3. Dezembro 1963.
Diretor: J. Guimarães Morais; Administrador: Rui Silva Neves.

Temas principais deste número:

  • Carta aberta aos novos alunos
    “No atual estado em que se encontra o ensino no nosso país é sabido que o estudante do ensino secundário não é fruto de qualquer preocupação no que respeita à formação do seu caráter. Também nada se faz para criar no espírito jovem a vontade de estudar com outro objetivo que não seja o resultado do exame".

  • Legalização da AEIST
    “Independentemente da injustiça que tal suspensão [dos corpos gerentes das Associações dos Estudantes de Lisboa] representou, o processo de regresso à normalidade delineado pelas autoridades ministeriais, apresenta-se-nos com defeitos graves, que poderiam ter ocasionado, ou poderão ainda ocasionar perturbações nocivas na vida académica (...) As Associações Académicas, reconheça-o ou não o Ministério, são elementos de valor na melhoria das condições gerais do trabalho escolar, ou contribuem mesmo de modo meritório para o progresso técnico-científico dos setores da atividade nacional para cujos serviços a respetiva Escola prepara os futuros profissionais".

  • Considerações sobre o movimento estudantil.
    “O trabalho de consciencialização dos estudantes por uma teorização e perspetivação do movimento associativo, acompanhado de um trabalho construtivo em todos os ramos de atividades das Associações está por fazer. Disto se tentam aproveitar as minorias anti-associativas, com os seus slogans e ações provocadoras, para gerar a confusão e espalhar nos estudantes a desconfiança no movimento associativo e em particular nos seus dirigentes".

Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)