Mostrar 36 resultados

Descrição arquivística
«A Voz da Revolução»
PT/AHS-ICS/JL-MNA-78 · Item · 1970-1972
Parte de Colecção José Laranjo

s.n.º, n.º 1, 2, 4, 5, 6, 7. Órgão Oficial da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO)

FRELIMO - Frente de Libertação de Moçambique
«Angola in Arms»
PT/AHS-ICS/JL-MNA-67 · Item · 1971 - 1972
Parte de Colecção José Laranjo

n.º 1 a 5 do 2º vol., 1971; nº1 a nº4, 1972. Information Organ of the Peoples Movement for the Liberation of Angola. Edição do Departamento de Informação e Propaganda do MPLA

MPLA - Movimento Popular de Libertação de Angola
«Guerrilheiro»
PT/AHS-ICS/JL-MNA-79 · Item · 1970 1971 1973
Parte de Colecção José Laranjo

n.ºs.1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16. Bulletin of the Commitee for Freedom in Mozambique, Angola and Guiné

Committee for Freedom in Mozambique, Angola and Guine
A Vitória é Certa! (MPLA)
PT/AHS-ICS/CATD-IMP-06 · Série · 1972 - 1974
Parte de Colecção Associação Tchiweka de Documentação

Exemplares do Bulletin d'Information "La Victoire est Certaine" e da Folha Informativa "A Vitória é Certa!" publicados entre 1972 e 1974 pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), sendo os três mais recentes publicados depois da Revolução de Abril de 1974 em Portugal.

MPLA - Movimento Popular de Libertação de Angola
Acção Realista
PT/AHS-ICS/PQ-J-359 · Série · 1924-05-22
Parte de Espólio Pinto Quartin

Revista quinzenal; órgão da Acção Realista Portuguesa

Acção Realista Portuguesa
PT/AHS-ICS/PQ-J-346 · Série · 1926
Parte de Espólio Pinto Quartin

Existências: Ano I, Nº 5 (1917); Ano II, Nº 7 (1918); Ano IV, Nº 3-4, Nº 7-8, Nº 9-10, Nº 11-12 (1920); Ano VI (IX), Nº 1-2, Nº 3-4 (1922); Ano V (VIII), Nº 3-4, Nº 5-6, Nº 9-10, Nº 11-12 (1921), Ano VI (VIII), Nº 5-6, Nº 7-8, Nº 9-10, Nº 11-12 (1922), Ano VII, Nº 1-2 (1921); Ano VII (IX), Nº 1-2, Nº 3-4, Nº 5-6, Nº 7-8, Nº 9-10; Ano VIII (X), Nº 1-2, Nº 5-8, Nº 9-12 (1924); Ano VIII (X), Nº 4 (1925); Ano X (XII), Nº 1 - Nº 6 (1926), Ano XI (XIII), Nº 1 - Nº 6 (1927); Ano XII (XiV), Nº 1 - Nº 6 (1928); Ano XIII (XV), Nº 1 - Nº 6 (1929); Ano XVI, Nº 1-2, Nº 5-6, Nº 9-10, Nº 11-12 (1930); Ano XVII, Nº 1-2, Nº 3-4, Nº 7-8, Nº 11-12; Ano XVII, Nº 3-4, Nº 7-8, Nº 11-12 (1932); ano XVIII, Nº 1-2, Nº 3-4, Nº 4-5, Nº 7-8, Nº 9-12 (1933); Ano XIX, Nº 1-2, Nº 3-4, Nº 5-6, Nº 11-12 (1934); Ano XX, Nº 1-2 (1935); ano XXIX, Nº 15 (1946).

Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas
Athena
PT/AHS-ICS/PQ-J-354 · Item · 1924-12
Parte de Espólio Pinto Quartin

Revista de Arte (dedicada a arte e letras)

"Entre Outubro de 1924 e Junho de 1925 cumpre-se a curta parábola de Athena – Revista de Arte mensal. Saíram apenas 5 números, mas foi o bastante para eternizar, no panorama modernista português, um projecto que trará a lume, pela primeira vez, os nomes dos heterónimos Alberto Caeiro e Ricardo Reis, nove anos depois da estreia de Álvaro de Campos, enquanto engenheiro e poeta sensacionista, no primeiro número de Orpheu.

Dirigida em “coabitação” por Fernando Pessoa, responsável pela parte literária, e Ruy Vaz, como director da secção dedicada às artes plásticas e à arquitectura, incluía reproduções de desenhos, quadros e gravuras de artistas de épocas passadas e contemporâneos como Tiepolo, Lino António, Mily Possoz e Manuel Maria Bordallo Pinheiro.

Athena contou com a colaboração de alguns velhos membros órficos como Luiz de Montalvor, Almada Negreiros, Raul Leal, Mário de Sá-Carneiro (a quem é consagrado o n.º 2) para além de outros poetas e intelectuais com laços de amizade e vínculos afectivos muito fortes a Fernando Pessoa: António Botto, Augusto Ferreira Gomes, Mario Saa, Castello de Moraes e Henrique Rosa, irmão do padrasto e seu mentor nos anos da juventude.

É, todavia, graças aos abundantes contributos inéditos assegurados pelo próprio Pessoa, como autor ou tradutor, e pelos seus três heterónimos, que a revista suscitou o maior interesse.

De facto, Ricardo Reis assina 22 odes em Athena 1 enquanto Álvaro de Campos confirma as qualidades de prosador contundente já exibidas em 1917 em Ultimatum, com três artigos: “O que é a Metafísica?” no número 2, onde o autor inaugura uma discussão com a linha editorial da revista e “Apontamentos para uma Estética Não-Aristotélica”, “Apontamentos para uma Estética Não-Aristotélica II”, publicados nos números 3 e 4, respectivamente. Alberto Caeiro revela-se ao mundo em Athena 4 com 22 poemas de O Guardador de Rebanhos e em Athena 5 assina 16 poemas inconjuntos.

Em entrevista ao Diário de Lisboa, em 3 de Novembro de 1924, Fernando Pessoa explicava que o objectivo da publicação era:

“Dar ao público português, tanto quanto possível, uma revista puramente de arte, isto é, nem de ocasião e início como o Orpheu, nem quase de pura decoração como a admirável Contemporânea.”" Antonio Cardiello https://pt.revistasdeideias.net/pt-pt/athena/foreword/presentation