Oposição ao Estado Novo; crises académicas; emigração/exílio no estrangeiro. 1960-1973. Conjunto extenso de documentação, em especial comunicados, revistas e jornais estudantis etc., ligados à contestação e oposição ao regime entre os anos de 1960 e 1973. Inclui, igualmente, um grande volume de documentos relacionados com o movimento estudantil a partir de núcleos organizados no estrangeiro, nomeadamente Paris, Londres e Genebra que apoiavam os estudantes em Portugal.
Laranjo, José.Engloba documentos muito distintos. Um primeiro conjunto é formado por correspondência, provas tipográficas e recortes da imprensa, da autoria de Alexandre Vieira. O segundo inclui cerca de cinquenta panfletos da oposição política ao Estado Novo (anos 30-40), que completam os existentes no Espólio Pinto Quartim. O último conjunto engloba documentação que reflecte a acção política de César Oliveira quer enquanto dirigente político (MES, ASDI, UEDS, PS), quer enquanto deputado e reporta-se toda ela ao período posterior ao 25 de Abril.
Oliveira, César.Divulgação sobre duas brochuras do Espólio de Pinto Quartin, que articulam Feminismo e Eugenia, por Ricardo Gomes Moreira, estudante de doutoramento em Antropologia no ICS-ULisboa. Inclui também secção sobre recente disponibilização da Coleção da Associação Tchiweka de Documentação (ofertada em junho de 2023); sobre um documento do Espólio de Pinto Quartin, escolha do arquivista do AHS, João Pedro Santos, e sobre a Exposição temporária "Há sempre alguém que diz não".
Moreira, Ricardo Gomes1960-1980. Estado Novo. PREC. Extrema Esquerda.
Laranjo, José.Comunicado de autoria não determinada destinado aos trabalhadores portugueses em França no quadro do Maio de 68. Elenca várias reivindicações e apela à criação de Grupos de Acção
Relato da ocupação da Casa do Brasil em Paris.
Comité de Ocupação da Casa do BrasilComunicado sobre a ocupação da casa dos estudantes portugueses em Paris da autoria do comité de ocupação.
Esclarecimentos sobre proposta elaborada por elementos das comissões de gestão das escolas.