Mostrar 86 resultados

Descrição arquivística
30 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais
Sobre o trabalho das secções.
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-11 · Item · 1963-10
Parte de Colecção José Laranjo

Descrição das actividades realizadas pelas secções e proposta de reorganização.

Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)
O que é a AEIST.
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-40 · Item · s.d.
Parte de Colecção José Laranjo

Panfleto sobre a organização e actividades da AEIST.

Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)
Binómio n. 2.
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-52 · Item · 1964-11-11
Parte de Colecção José Laranjo
Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)
Binómio n. 6.
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-55 · Item · 1964-12-10
Parte de Colecção José Laranjo
Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)
Binómio n. 7.
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-57 · Item · 1965-1-21
Parte de Colecção José Laranjo
Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)
Binómio n. 31.
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-66 · Item · 1967
Parte de Colecção José Laranjo

Temas principais deste número do Binómio:

  • "Declaração de Princípios do Sindicato Democrático dos Estudantes da Universidade de Madrid"

  • Situação Pedagógica - Laboratórios de Física
    "(...) Ora, é do conhecimento geral que nos Laboratórios de Física o rendimento tirado pelos alunos é extremamente baixo. Resulta isso de diversos factores: Falta de uma metodologia sistemática e bem definida; Falta de elementos de estudo; Reduzido material instrumental; Reduzido número de assistentes e Inconsciência da parte dos estudantes".

  • A Integração da Rapariga na Vida Associativa (Tese para o Dia do Estudante de 62/ Transcrito do jornal "O Mocho" de Maio de 1963)
    "A jovem universitária portuguesa é produto e encontra um condicionalismo social que, muito resumidamente, procuraremos caracterizar (...)"

  • 20 de janeiro
    "(...) A queda do 40.900 em janeiro de 1957 foi possível porque os estudantes, conscientes do perigo que ele representava para a Universidade, se uniram em torno das suas Associações e o combateram. O decreto 44.632 não é melhor para a Universidade que o seu antecessor, daí a necessidade de combatê-lo (...)".

  • Qual a orientação correcta do Binómio?
    "Para que a Associação cumpra a sua função de estrutura verdadeiramente representativa dos estudantes deve haver sempre uma interação mútua entre a associação e as massas, de tal modo que as aspirações, os desejos e as críticas dos estudantes determinem o trabalho associativo e inversamente, que o trabalho da associação constitua um factor de peso na formação da massa estudantil (...)".

Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)
Cadernos Pedagógicos.
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-02 · Item · 1961
Parte de Colecção José Laranjo

Edicão da secção pedagógica da AEIST.

Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)