Subsubsecção E - Investigação sobre a Federação dos Produtores de Trigo (FNPT), o Instituto dos Cereais (IC) e a EPAC

PT-AHS-ICS-ML-B-C-E

• 1977-2000 (Acumulação)

Subsubsecção

38 pastas; papel.

(1938-2015)

Esta Subsubsecção engloba as recolhas realizadas sobre a FNPT/ IC e textos de preparação dos seus historiais para o Relatório de 1978. Manuel de Lucena procurou aprofundar o tema e preparar uma monografia mais completa, tendo sido para isso determinante o “Projecto da EPAC”, durante o qual contou com a colaboração de Luciano Amaral, estendendo a sua investigação também à criação da EPAC, que, primeiro, é Empresa Pública de Abastecimento de Cereais, mas, a partir de 1991, é transformada em sociedade anónima de capitais públicos, passando a designar-se Empresa para a Agro-alimentação e Cereais, S.A. Em 1998, foi constituída a sociedade anónima EPAC Comercial, Produtos para a Agricultura e Alimentação, depois dissolvida em 2001.

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.

DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Revisto

Parcial

Criação: 2017-03-03.
Revisão: 2017-08-27.

• ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - DigitArq [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . [Consult. 13, mar. 2017]. "EPAC- Empresa para a Agroalimentação e Cereais". Disponível em WWW: < URL: http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=4169363 >.

Nota do arquivista

Descrição elaborada por Filipa Lopes.