Item 01 - Os serviçais de S. Tomé de William A. Cadbury

Abrir original Objeto digital

Zona de identificação

Código de referência

PT-AHS-ICS-AHSilva-ESC-SER-3-01

Título

Os serviçais de S. Tomé de William A. Cadbury

Data(s)

  • 1910 (Produção)

Nível de descrição

Item

Dimensão e suporte

1 vol., 128 p., impresso, papel

Zona do contexto

Nome do produtor

Entidade detentora

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

CADBURY, William A - "Os Serviçaes de S. Thomé. Relatório d'uma visita ás ilhas de S. Thomé e Principe e a Angola, feita em 1908, para observar as condições da mão dóbra empregada nas roças de cacau da Africa Portugueza". Trad. Alfredo Henrique da Silva. Lisboa: Livraria Bertrand / Porto: Livraria Chardron, 1910.

Relatório de William A. Cadbury com os seguintes capítulos:
I. "Introdução"; II. "S. Thomé e Principe"; III. "Visita a S. Thomé"; IV. "Angola"; V. "Visita a Angola"; VI. "Conclusões"; VII. "Nota pessoal"; "Appendices".

I. Neste capítulo William A. Cadbury dá conta do âmbito e motivações da sua visita a S. Tomé. Depois de informada a firma Cadbury Brothers da possível existência de condições de trabalho pouco adequadas nas plantações de cacau das colónias portuguesas, William A. Cadbury move diligências junto de organismos oficiais e privados para auscultar a veracidade dessas mesmas condições de trabalho. Resolve proceder a uma investigação pessoal, no encalço da antes promovida por Joseph Burtt, que o acompanhará na sua viagem.
II. No segundo capítulo descreve brevemente a Ilha do Príncipe, dando especial destaque às consequências da epidemia da mosca tzétzé ("glossina palpalis").
III. Descreve detalhadamente a sua visita, contacto com autoridades locais; consulta de documentação; clima; processo de colonização; indígenas e restante população; serviçais (de Cabo-Verde; Angola; Moçambique; prisioneiros de guerra), etc.
IV. Descrição da, então, província de Angola; sistema administrativo; traços económicos gerais; escravatura e tráfico humano.
V. Visita a Angola; contactos com a administração local, entre outros.
VI. Conclusões do relatório: problemas do actual sistema de recrutamento e de trabalho; actuação dos industriais de cacau ingleses diante das autoridades nacionais e locais portuguesas; relação geral com os portugueses e as medidas que devem implementar com vista à resolução dos problemas identificados.
VII. Notas pessoais sobre a viagem.

Apêndice A - Relatório redigido por Joseph Burt e W. Claude Horton. Corresponde a: BURTT, Joseph; HORTON, Claude W. - "Relatório sobre as condições dos Serviçaes Negros empregados nas Plantações de Cacau de S. Tomé e Príncipe e os modos de os obter em Angola". s.l. s.n., 4 de Julho de 1907.
O relatório foi apresentado, em 1907, por ambos os autores à Cadbury Brothers (de Birmingham); à Fry & Sons (de Bristol); à Rowntree & Co. (de York) e à Stollwerck Brothers (de Colónia). Posteriormente, foi entregue ao Governo português através do Governo inglês e ainda aos proprietários das plantações de S. Tomé e Príncipe, pelos industriais de cacau ingleses.
Apêndice B - Intervenção da Câmara de Comércio de Liverpool (ofício que resulta das deliberações de uma reunião da Secção Africana da Câmara do Comércio, a 30 de Setembro de 1907) e, como resposta à referida intervenção, Manifesto dos industriais de cacau. Ambos os documentos datam de 1907.
Apêndice C - Comunicação de William A. Cadbury, em nome dos industriais ingleses de cacau, à comissão de proprietários das plantações de cacau em S. Tomé e Príncipe, na reunião de 28 de Novembro de 1907. Corresponde a: CADBURY, William A. - "Communicações dos industriaes inglezes de cacáu aos agricultores de S. Thomé e Principe, apresentada na reunião especial de 28 de Novembro de 1907 por William A. Cadbury". Lisboa: Typ. Annuario Commercial, 1907.
Apêndice D - Conclusões da resposta da comissão de proprietários das plantações de cacau de S. Tomé e Príncipe à comunicação de William A. Cadbury na reunião de 28 de Novembro de 1907. A nota introdutória do Apêndice refere que a resposta da comissão de proprietários não foi lavrada em acta, nem consta de qualquer relatório. Data de Dezembro de 1907.
Apêndice E - Modelo de contrato de prestação de serviços em vigor à data da investigação.
Apêndice F - Sumário do Modelo de contrato de prestação de serviços referido no Apêndice E. Sumário corresponde ao documento que, geralmente, ficava na posse do trabalhador contraente.
Apêndice G - Artigos do Decreto de 23 de Abril de 1908, sobre a ida de trabalhadores para S. Tomé e Príncipe, e sua repetição no Decreto de 31 de Dezembro de 1908.
Apêndice H - Estatísticas extraídas do "Relatório Anual dos Negócios Indígenas do Transvaal", relativo ao ano terminado a 30 de Junho de 1906.
Apêndice I - Condições gerais de recrutamento de trabalhadores vindos de Moçambique para S. Tomé e Príncipe.
Apêndice J - Declarações dos industriais de cacau à imprensa, a 17 e 18 de Março de 1909.
A última página do livro consiste num mapa desdobrável, a cores, de Angola, com marcação de fronteiras, rios, caminhos de ferro construídos e em construção.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Nota

Título do item.

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assunto

Pontos de acesso - Local

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso - Género (tipologias documentais)

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Objeto digital (Matriz) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos

Objeto digital (Ícone) zona de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados