Série 03 - Recolha documental e apontamentos para a monografia da JNPP

Zona de identificação

Código de referência

PT-AHS-ICS-ML-B-C-C-03

Recolha documental e apontamentos para a monografia da JNPP

Data(s)

• [1977-1981?] (Acumulação)

Nível de descrição

Série

Dimensão e suporte

1 pasta; papel.

Zona do contexto

Nome do produtor

(1938 - 2015)

Entidade detentora

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Esta série contém a recolha documental feita por Manuel de Lucena e alguns apontamentos (nem todos feitos por mão dele) para a elaboração do historial da JNPP:

• Uma breve lista de correcções a fazer, muito provavelmente, na monografia.
  • Fotocópias do decreto n.º 30355, de 4 de Abril de 1940, e da portaria n.º 10309, de 6 de Janeiro de 1943 (publicados em D.G.), sobre o comércio do gado. Vêm acompanhadas de um diagrama funcional da rede de recolha de gado.
  • Sobre peles e curtidos: circular da FNPP, de Dezembro de 1966, sobre a identificação de artefactos confeccionados com curtidos, acompanhado de portaria n.º 21063 sobre a marcação e classificação de curtidos (publicação da JNPP, de 1965, que havia saído no D.G. I Série n.º 20, de 25 de Janeiro de 1965) e portaria n.º 16274 com instruções relativas ao fabrico e comércio de calçado (publicação da JNPP, de 1957, que havia saído no D.G. I Série n.º 100, de 1 de Maio de 1957); ofício com nótula da acção dos Serviços da produção e comércio de peles e curtumes em anexo, enviado à Direcção Geral das Indústrias Transformadoras Ligeiras, em 1979.
  • Apontamentos manuscritos sobre produção e comércio de lanifícios.
  • Quadros e sínteses manuscritos sobre importações e vendas da FNPP.
  • Nota enviada pela FNPP ao grupo de trabalho encarregado do estudo da actividade dos ex-grémios e federações da lavoura, com os dados que haviam sido solicitados sobre a sua actividade.
  • Lista dos centros de abate, tendo em anexo um exemplar do cartão de produtor para inscrição e abate de gado.
  • Quadros com dados relativos ao abate e ao preço das aves.
  • Extracto do Jornal “Diário de Notícias” de 31 de Outubro de 1978, com notícia intitulada “Rede Nacional de Abate faz desaparecer velhos matadouros”.
  • Apontamento sobre o comércio das carnes.
  • Apontamento sobre delegações (?) e armazéns da FNPP.
  • Memorial da JNPP sobre a sua actuação no sector das lãs.
  • Listagem das principais atribuições dos Serviços de lacticínios da JNPP.
  • Vários dados da JNPP sobre a produção, recolha e o comércio do leite e dos seus derivados, entre 1967 e 1977.
  • Sobre os serviços avícolas: “Despacho por força do n.º 1.º do artigo 2.º do decreto-lei n.º 42165, relativo à comercialização dos produtos avícolas” (publicação da JNPP, de 1961, 3.ª ed., que havia saído no D.G. I Série n.º 59, de 13 de Março de 1961); dados, por concelho, sobre a capacidade de alojamento dos aviários, recolhidos a partir do inquérito de 1975 feito aos aviários industriais pelo Instituto Nacional do Frio.
  • Conjunto de quadros com informação relativa à venda e aos preços do gado e da carne, às forragens distribuídas e aos subsídios concedidos à produção e consumo de carnes (entre as décadas de 1940 e 1970).
  • Tabelas de preços máximos de venda de carne de vaca ao público, de acordo com a legislação em vigor, entre 1945 e 1965, por principais cidades, por concelho e por distrito.
  • Sobre os recursos humanos: cópia do documento com a reorganização do quadro do pessoal da FNPP, submetido à aprovação do Ministro da Economia a 12 de Dezembro de 1947; “Organização dos Serviços Externos” da FNPP, Lisboa, 1948; fotocópias de um conjunto de quadros do pessoal permanente aprovado, conforme despachos publicados entre 1947 e 1976(?).

Avaliação, selecção e eliminação

Foi eliminada fotocópia do decreto-lei n.º 31310, de 7 de Junho de 1941, veja-se o auto de eliminação do AHS-ICS n.º 1/2017.

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Localização física/cota(s): ML, Cx. 29, Mç. 1, Pasta 2.

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assunto

Pontos de acesso - Local

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso - Género (tipologias documentais)

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.

DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Estatuto

Revisto

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

Criação: 2017-03-02.
Revisão: 2017-08-27.

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Descrição elaborada por Filipa Lopes.

Zona da incorporação

Assuntos relacionados