Série 52 - Soldados da EPAM (Escola Prática de Administração Militar)

PT-AHS-ICS-ACP-52

Soldados da EPAM (Escola Prática de Administração Militar)

• 1975 (Produção)

6 doc; papel

(1953-)

Nasceu em Lisboa em 1953. Doutorado pelo Instituto Universitário Europeu (1992, Florença) e Agregado pelo ISCTE (1999), é presentemente Investigador Coordenador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e Professor Convidado no ISCTE, Lisboa. Foi Professor Convidado na Universidade de Stanford (1993) e Georgetown (2004), e Investigador Visitante na Universidade de Princeton (1996) e na Universidade da California- Berkeley (2000 e 2010). Entre 1999 e 2003 foi regularmente Professor Convidado no Institut D'Études Politiques de Paris. Foi Presidente da Associação Portuguesa de Ciência Política. As suas obras têm incidido sobretudo sobre o autoritarismo e fascismo, as transições democráticas e a "justiça de transição" em Portugal e na Europa. A longevidade do Estado Novo português levou-o inicialmente ao estudo comparado dos sistemas autoritários. Mais recentemente dedicou-se ao estudo do impacto da União Europeia na Europa do Sul. Outro tema a que se tem dedicado é o das elites políticas e as mudanças de regime. É autor de mais de 50 artigos em revistas académicas portuguesas e internacionais. Foi consultor científico do Museu da Presidência da República portuguesa e tem colaborado regularmente na imprensa, rádio e televisão.

Contém:
[Comunicado] / Praças da EPAM. - 1975. - Libertação do soldado Jorge Manuel do Carmo Alves;
[Comunicado] / Soldados da EPAM. - 1975. - Plenário dos soldados de 14 de Agosto e decisão do comandante de se demitir;
[Comunicado] / Comissão Pró-Assembleia Popular da EPAM. - 1975. - Formação de assembleia popular na EPAM.
[Comunicado] / Soldados da EPAM. - 1975. - Repressão no quartel;
[Comunicado] / Militares da EPAM. - 12 Mar.1975. - Solidariedade com os camaradas do RAL1;
[Comunicado] / GDU da EPAM. 1975 - Dissolução do CICAP por Pires Veloso, comandante da Região Militar do Norte.

Localização: Caixa 3, Pasta 52

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso de género