Subsubsecção AA - Álvaro Abreu - Comissão Liquidatária dos Grémios da Lavoura

Zona de identificação

Código de referência

PT-AHS-ICS-ML-B-A-AA

Título

Álvaro Abreu - Comissão Liquidatária dos Grémios da Lavoura

Data(s)

  • 1965 - 1976 (Produção)

Nível de descrição

Subsubsecção

Dimensão e suporte

0,12 metros lineares; 1 caixa com 5 pastas (c. 240 itens).

Zona do contexto

Nome do produtor

(1914-?)

História biográfica

Álvaro da Piedade Abreu nasceu em Elvas a 20 de novembro de 1914. Completou o curso de regente agrícola na Escola de Regentes Agrícolas de Coimbra e colocou-se como regente agrícola na Federação dos Vinicultores do Centro e Sul de Portugal, tendo-se especializado em cadastro vitícola. Exerceu diversas funções (entre elas a de Procurador à Câmara Corporativa na V Legislatura) até passar a desempenhar o cargo de Secretário Geral da Corporação da Lavoura em 1963.
Após o 25 de abril de 1974, foi incumbido por despacho do Delegado da Junta de Salvação Nacional junto do Ministério do Trabalho de assegurar e superintender toda a atividade técnica e administrativa da Corporação da Lavoura, funções que desempenhou até à dissolução do organismo.

Entidade detentora

História do arquivo

Manuel de Lucena coordenou um projeto de investigação que teve como finalidade a apresentação de um relatório ao Ministério da Agricultura e Pescas sobre a extinção dos grémios da lavoura e das respetivas federações no pós-25 de Abril de 1974. Esta documentação, pertencente a Álvaro Abreu, inclui-se na doação feita por Manuel de Lucena ao Arquivo de História Social (AHS) em 2008.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Conjunto de documentação que abrange dois momentos do percurso profissional de Álvaro Abreu enquanto regente agrícola.
Circulares, ofícios, relatórios e publicações produzidos durante o período em que foi secretário geral da Corporação da Lavoura (1965-1974). Contém documentação referente à reestruturação da sede, guias de apresentação de engenheiros, pedidos de rescisão de contrato, etc
Circulares, ofícios e outra correspondência, relatórios, documentação referente a contabilidade e finanças e documentação profissional produzido no período em que fez parte da Comissão Liquidatária dos Grémios da Lavoura (1974-1976). Contém documentação sobre contabilidade e finanças da Comissão como extratos bancários, balancetes, diuturnidades, utilização de fundos, indemnizações a funcionários, etc.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

A subsubsecção é constituída por um documento composto com o código de referência: ML-B-A-AA-01. Encontra-se acondicionado em 5 pastas que contêm documentação dos dois períodos do percurso profissional de Álvaro Abreu.
As pastas 1 e 2 reúnem maioritariamente documentação referente ao primeiro período (1965-74, aprox. 40 itens), a pasta 3 a 5 reúnem maioritariamente referente ao segundo período (1974-76, aprox. 200 itens).

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Presencial, com marcação prévia.

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Documentação do espólio Manuel Lucena (ML)

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Local

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso - Género (tipologias documentais)

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Mínimo

Datas de criação, revisão, eliminação

Criação 2023.12, jps.

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Zona da incorporação

Pessoas e organizações relacionadas

Locais relacionados