Fundo LL - Colecção fotográfica de Luciano Leal

Original Objeto digital not accessible

Zona de identificação

Código de referência

PT-AHS-ICS-LL

Título

Colecção fotográfica de Luciano Leal

Data(s)

  • 1969 - 1971 (Produção)
  • 1968 - 1969 (Produção)
  • 1963 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

2 álbuns (aprox. A4, c. 200 fotografias 13x9), 1 caixa (13x9) com mais de 200 fotografias avulsas e um número de jornal.

Zona do contexto

Nome do produtor

(1950-)

História biográfica

Nascido em 1950 em Vila Real, filho de um casal de comerciantes, Luciano Leal mudou-se para Lisboa com a família quando tinha 14 anos. Pouco depois começou a trabalhar como boletineiro na Marconi. Até entrar no serviço militar obrigatório percorria Lisboa de bicicleta a entregar telegramas. Entre 1969 e 1971 foi soldado de transmissões, em Angola. Depois de regressar de Angola, retomou os estudos interrompidos após a conclusão da 4ª classe. Em 1981, licenciou-se em Gestão no ISCTE. Permaneceu na mesma empresa durante quarenta anos, até se aposentar. (Maria José Lobo Antunes)

Entidade detentora

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

doação do próprio, em 2023

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Fotografias de Angola por Luciano Leal, soldado de transmissões, mobilizado para comissão de serviço pelo Exército Português entre 1969 e 1971, na guerra colonial. Das quase cinco centenas de provas, metade foram por si organizadas em 2 álbuns, com temáticas distintas (um álbum composto por retratos de Leal em cenários e circunstâncias diversas, captadas por camaradas seus; outro contendo registos visuais do quotidiano militar, de aquartelamentos, de paisagens e animais selvagens, de operações militares e de jovens “nativas”, todos da sua autoria); a outra metade, são fotografias avulso. Muitas fotografias, avulsas e nos álbuns, têm legendas manuscritas pelo próprio.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Secção A: 2 álbuns fotográficos de Luciano Leal
Secção B: cerca de 200 fotografias avulso organizadas no momento da entrada da coleção no AHS, em 16 séries. As 16 séries foram organizadas através da informação disponível nas legendas no verso das provas, de informação recolhida em entrevistas com Luciano Leal (realizadas entre 2021 e 2023; conduzidas por Maria José Lobo Antunes) e da pesquisa em publicações relativas ao Batalhão de Cavalaria 2870, onde Leal foi soldado de transmissões. A organização orientou-se por um eixo temporal, tendo sido destacadas algumas séries por temas ou sequências possíveis de recuperar. Algumas fotografias avulsas são repetições de fotografias que estão nos álbuns da Secção A. As séries 1, 2 e 3 contêm fotografias de maiores dimensões.
Secção C: composta por dois itens, uma caixa de papel fotográfico Kodak usada por Luciano Leal para arrumar impressões avulsas e de um exemplar do jornal Galope, de 1971, publicação do batalhão onde Luciano Leal fez a sua comissão.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

presencial, com marcação prévia

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Nota de publicação

Algumas fotografias fizeram parte da exposição "A Guerra Guardada: fotografia de soldados portugueses em Angola, Guiné-Bissau e Moçambique (1961-74)", curadoria de Maria José Lobo Antunes e Inês Ponte, patente no Museu do Aljube entre 13 de janeiro e 3 de abril de 2023. https://www.museudoaljube.pt/expo/a-guerra-guardada/ e https://gi-imperios.org/blog/pt/a-guerra-guardada-exposicao/

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso - Género (tipologias documentais)

Identificador da descrição

PT/AHS-ICS/LL

Identificador da instituição

PT/AHS-ICS

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Mínimo

Datas de criação, revisão, eliminação

2023-08: elaborada por Inês Ponte, revista por Maria José Lobo Antunes

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Objeto digital (Matriz) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos

Objeto digital (Ícone) zona de direitos

Zona da incorporação