Série 061 - Escola Prática do Serviço de Material (EPSM)

PT-AHS-ICS-ACP-061

Escola Prática do Serviço de Material (EPSM)

• 1975 (Produção)

34 doc; papel

(1953-)

Nasceu em Lisboa em 1953. Doutorado pelo Instituto Universitário Europeu (1992, Florença) e Agregado pelo ISCTE (1999), é presentemente Investigador Coordenador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e Professor Convidado no ISCTE, Lisboa. Foi Professor Convidado na Universidade de Stanford (1993) e Georgetown (2004), e Investigador Visitante na Universidade de Princeton (1996) e na Universidade da California- Berkeley (2000 e 2010). Entre 1999 e 2003 foi regularmente Professor Convidado no Institut D'Études Politiques de Paris. Foi Presidente da Associação Portuguesa de Ciência Política. As suas obras têm incidido sobretudo sobre o autoritarismo e fascismo, as transições democráticas e a "justiça de transição" em Portugal e na Europa. A longevidade do Estado Novo português levou-o inicialmente ao estudo comparado dos sistemas autoritários. Mais recentemente dedicou-se ao estudo do impacto da União Europeia na Europa do Sul. Outro tema a que se tem dedicado é o das elites políticas e as mudanças de regime. É autor de mais de 50 artigos em revistas académicas portuguesas e internacionais. Foi consultor científico do Museu da Presidência da República portuguesa e tem colaborado regularmente na imprensa, rádio e televisão.

Contém diversos comunicados de organizações da EPSM, estatutos de diversos órgãos da unidade, manuais para o curso de promoção de sargentos e:
A voz do soldado: órgão das equipas de informação interna e relações públicas da escola prática do serviço de material. [Sacavém] : EPSM, 1975. - Descrição baseada em: nº 3 (Mai.1975). - Existências : nº 3 (Mai.1975).
Ofício da Região Militar de Lisboa ao comandante da Escola Prática do Serviço de Material (EPSM) remetendo transcrição de artigo «Depoimento insuspeito», publicado no Diário de Notícias a 26 Mar.1972. A transcrição da notícia está apensa.
Circular da 2ª Repartição da Região Militar de Lisboa dirigida à EPSM, sobre «estruturação democrática do MFA», Lisboa, 14 Mai.1975. Em anexo encontra-se um projecto de «Directiva para a Estruturação Democrática do MFA» e outros documentos sobre o mesmo assunto.

Sistema de arranjo

Localização: Caixa 3, Pasta 61