Item 68 - Binómio n. 28.

1 doc. (boletim); papel

(1911-)

História administrativa

A Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) foi fundada a 11 de dezembro de 1911. Durante as décadas de 60 e 70, foi um agente importante nas manifestações e confrontos estudantis contra o regime do Estado Novo.

(1964-1987)

História administrativa

«Binómio»: Jornal da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico, cujo aparecimento data de Novembro de 1964, ano em que deixou de se publicar o Boletim (...) (vide supra n.° 29), que na sua última fase apresentava já as características que viriam a ser retomadas por Binómio.
Qualidade gráfica: Impressão em «off-set». Formato e número de páginas: 29,5 X 21,9 cm — 6/8 pág.
Regularidade (média): Sete números por ano (os primeiros 6 números são semanais).
Esta publicação apresenta características de jornal (de certo modo, e embora tendo aspectos materiais diferentes, pretende ser continuador de AEIST), de estrutura e índole cultural, dando porém especial realce aos problemas do Ensino e da Associação. Nomeadamente, sobre o Ensino (e não só o ministrado no I. S.T.), os últimos números inventariados incluem estudos, quer centrados sobre os aspectos propriamente pedagógicos, quer situados numa perspectiva sócio-cultural. Temas de divulgação científica e noticiário estudantil completam o seu conteúdo qualitativo. Binómio apresenta uma consistência temática bastante coerente com os fins associativos que procura servir." Ferreira, 1968

Teve como antecedente, o jornal AEIST, entre 1957 e 1962. Em 1962 foi retomada a publicação do Boletim, que a partir de 1964, passou a denominar-se Binómio. A partir de 1987 passou a designar-se Diferencial.

Do Binómio, o seu primeiro director, foi o estudante Tito Mendonça. (Raposo e Alvares, 2024)

Temas principais deste número do Binómio:

• Porquê 80% de Reprovações a Matemáticas Gerais?
    “Vêm às aulas práticas de Matemáticas Gerais e diz-se aos alunos: De vocês, em 30 passam 6. Vai haver 80% de chumbos. E então é o terror das turmas. Não percebem as matérias, não perguntam. (...) Por outro lado, há professores que “gozam” a ignorância dos alunos e em vez de os ajudarem a trabalhar quando estão desanimados, ainda os fazem mergulhar mais no desânimo e na descrença das suas capacidades. Muitos alunos chegam ao fim e têm maus resultados e, frequentemente, desistem do curso. (...) [Professor diz:] «Quem tiver média do Liceu inferior a 14 pode desistir já»”

• Entrevistas
    " (...) Pergunta: Leste o Binómio que te era dedicado. Que pensas dele
    Resposta: Li, podia estar melhor. Tem pouca contribuição para a adaptação do novo aluno. Parece-me que o Binómio deveria dar informações mais precisas, sobre a vida escolar, e debruçar-se mais sobre problemas pedagógicos (...)".

• Estudantes Presos
    "Além dos colegas referidos no último número deste boletim, encontra-se preso, desde 7 de Setembro, Octávio Correia Ribeiro, estudante do 6º ano de Medicina. Este colega não pôde, assim, fazer na época de Outubro os exames que lhe faltam para acabar o seu curso".

• Semana da Recepção dos Novos Alunos:
    "Preparada e realizada por novos alunos com auxílio de colegas mais experientes, tem estado a preparar-se a Semana de Recepção aos Novos Alunos. Realizar-se-á de 4 a 12 de dezembro (...)".

Localização: JL-ME caixa 6

Digitalização mediada pelos membros da equipa do jornal Diferencial (jornal dos estudantes do Instituto Superior Técnico): João Dinis Álvares (Diretor),
      Francisca Branco (Coordenadora das Infraestruturas e do Site), Vasco Lourenço (Co-organizador da exposição "Estudantes de Abril") e Filipa Rio (membro do Departamento de Design).
      O site do jornal pode ser consultado aqui: https://diferencial.tecnico.ulisboa.pt/
      A digitalização realizou-se com fim a uma investigação para a exposição "Estudantes de Abril" (4 a 30 de abril de 2024, Instituto Superior Técnico) no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974.

Âmbito e Conteúdo adaptado por jps com base nas descrições produzidas pela equipa do jornal Diferencial em 2024 no âmbito da pesquisa para a exposição "Estudantes de Abril".

• português

Objeto digital (URI externo) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos

Objeto digital (Ícone) zona de direitos