Item 67 - Binómio n. 32.

1 doc. (boletim, 2 exemplares); papel

(1911-)

História administrativa

A Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) foi fundada a 11 de dezembro de 1911. Durante as décadas de 60 e 70, foi um agente importante nas manifestações e confrontos estudantis contra o regime do Estado Novo.

(1964-1987)

História administrativa

«Binómio»: Jornal da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico, cujo aparecimento data de Novembro de 1964, ano em que deixou de se publicar o Boletim (...) (vide supra n.° 29), que na sua última fase apresentava já as características que viriam a ser retomadas por Binómio.
Qualidade gráfica: Impressão em «off-set». Formato e número de páginas: 29,5 X 21,9 cm — 6/8 pág.
Regularidade (média): Sete números por ano (os primeiros 6 números são semanais).
Esta publicação apresenta características de jornal (de certo modo, e embora tendo aspectos materiais diferentes, pretende ser continuador de AEIST), de estrutura e índole cultural, dando porém especial realce aos problemas do Ensino e da Associação. Nomeadamente, sobre o Ensino (e não só o ministrado no I. S.T.), os últimos números inventariados incluem estudos, quer centrados sobre os aspectos propriamente pedagógicos, quer situados numa perspectiva sócio-cultural. Temas de divulgação científica e noticiário estudantil completam o seu conteúdo qualitativo. Binómio apresenta uma consistência temática bastante coerente com os fins associativos que procura servir." Ferreira, 1968

Teve como antecedente, o jornal AEIST, entre 1957 e 1962. Em 1962 foi retomada a publicação do Boletim, que a partir de 1964, passou a denominar-se Binómio. A partir de 1987 passou a designar-se Diferencial.

Do Binómio, o seu primeiro director, foi o estudante Tito Mendonça. (Raposo e Alvares, 2024)

Temas principais deste número do Binómio:

• A Carta de Grenoble
    "Numa altura em que mais e mais o movimento associativo estudantil português, em consequência da já longa luta de sobrevivência que tem tido que travar e das vitórias que tem alcançado, está exigindo para si próprio o esforço e estruturação teórica e prática que o afirmem definitivamente na sociedade portuguesa (...) é extremamente importante divulgar este texto que no essencial representa ainda hoje a declaração de princípios do Sindicalismo Estudantil".

• Problemas Sociais dos Estudantes
    "Conclusões finais sobre os problemas sociais:

1. Apesar de o estudante universitário ser um privilegiado, ¼ dos estudantes da Universidade de Lisboa tem emprego. Esta percentagem eleva-se para cerca de ⅓ no sexo masculino.
    2. Como segundo índice de dificuldades económicas o facto de a percentagem dos que “Provêm do seu sustento” ser superior à dos que trabalham para “Apenas auxílio”.
    3. As Escolas com Alunos Voluntários são as que apresentam maior percentagem de empregados.
    4. A correlação Emprego-Curso não é grande, em média, o que é novo indicativo de necessidades.
    5. Esta correlação é grande nas Escolas com Regime Voluntário, visto que correspondem ao tipo de emprego de uma zona urbana como é Lisboa
    6. Numa Escola ligada à Indústria como é o caso do IST a correlação é muito baixa, o que não seria de admitir, embora a área de Lisboa seja a mais industrializada do país.
      (...)
    7. Uma percentagem elevada de estudantes da Universidade de Lisboa são pessoas empregadas que aspiram a uma “promoção social”. Uma pequena percentagem ingressa na Universidade depois dos 25 anos".

Localização: JL-ME caixa 6

Digitalização mediada pelos membros da equipa do jornal Diferencial (jornal dos estudantes do Instituto Superior Técnico): João Dinis Álvares (Diretor),
      Francisca Branco (Coordenadora das Infraestruturas e do Site), Vasco Lourenço (Co-organizador da exposição "Estudantes de Abril") e Filipa Rio (membro do Departamento de Design).
      O site do jornal pode ser consultado aqui: https://diferencial.tecnico.ulisboa.pt/
      A digitalização realizou-se com fim a uma investigação para a exposição "Estudantes de Abril" (4 a 30 de abril de 2024, Instituto Superior Técnico) no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974.

Âmbito e Conteúdo adaptado por jps com base nas descrições produzidas pela equipa do jornal Diferencial em 2024 no âmbito da pesquisa para a exposição "Estudantes de Abril".

• português

Objeto digital (URI externo) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos

Objeto digital (Ícone) zona de direitos