Item 70 - Binómio s.n. - Opressão na Universidade?

Open original Objeto digital

PT-AHS-ICS-JL-ME-AEIST-70

Binómio s.n. - Opressão na Universidade?

• 1968 (Produção)

1 doc. (boletim); papel

(1911-)

História administrativa

A Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) foi fundada a 11 de dezembro de 1911. Durante as décadas de 60 e 70, foi um agente importante nas manifestações e confrontos estudantis contra o regime do Estado Novo.

(1964-1987)

História administrativa

«Binómio»: Jornal da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico, cujo aparecimento data de Novembro de 1964, ano em que deixou de se publicar o Boletim (...) (vide supra n.° 29), que na sua última fase apresentava já as características que viriam a ser retomadas por Binómio.
Qualidade gráfica: Impressão em «off-set». Formato e número de páginas: 29,5 X 21,9 cm — 6/8 pág.
Regularidade (média): Sete números por ano (os primeiros 6 números são semanais).
Esta publicação apresenta características de jornal (de certo modo, e embora tendo aspectos materiais diferentes, pretende ser continuador de AEIST), de estrutura e índole cultural, dando porém especial realce aos problemas do Ensino e da Associação. Nomeadamente, sobre o Ensino (e não só o ministrado no I. S.T.), os últimos números inventariados incluem estudos, quer centrados sobre os aspectos propriamente pedagógicos, quer situados numa perspectiva sócio-cultural. Temas de divulgação científica e noticiário estudantil completam o seu conteúdo qualitativo. Binómio apresenta uma consistência temática bastante coerente com os fins associativos que procura servir." Ferreira, 1968

Teve como antecedente, o jornal AEIST, entre 1957 e 1962. Em 1962 foi retomada a publicação do Boletim, que a partir de 1964, passou a denominar-se Binómio. A partir de 1987 passou a designar-se Diferencial.

Do Binómio, o seu primeiro director, foi o estudante Tito Mendonça. (Raposo e Alvares, 2024)

Temas principais deste número do Binómio:

-Concentração junto ao Sr. Director
"Na passada segunda-feira, deu-se uma concentração de alunos junto ao Sr. Director, para entrega de um documento, aprovado por unanimidade numa reunião de alunos em que participaram cerca de 700 estudantes. Esse documento, portador duma contraproposta pelas comissões de curso, s.pedagógica, s.de voluntários e direcção e de princípios gerais sobre a vida dos estudantes (...)".

• Cantina da Cidade Universitária
    Abertura da Cantina da Cidade Universitária, com gerência particular, em 1961. Em 1962, entrega a um grupo de estudantes e professores que constituíam a Comissão Administrativa das Instalações Académicas (CAIA), que se desfez com a crise nesse mesmo ano. Apesar da entrada ser livre no ano letivo 1962-63, vários estudantes da Técnica não puderam entrar nas instalações. Gerência agora entregue a um grupo de pessoas empregadas da Reitoria, os estudantes deixaram de poder participar na gestão e os estudantes da Universidade Técnica continuam sem poder entrar no edifício. “Os estudantes querem a sua cantina.” Realização de encontros de comensais, com cerca de 500 participantes, no interior da cantina, contactos com o reitor e reuniões de esclarecimento.

Junto encontra-se uma "Folha Diária das Eleições" com esclarecimento sobre eleições, datada de 23 de Abril de 1968.

Localização: JL-ME caixa 6

Digitalização mediada pelos membros da equipa do jornal Diferencial (jornal dos estudantes do Instituto Superior Técnico): João Dinis Álvares (Diretor),
      Francisca Branco (Coordenadora das Infraestruturas e do Site), Vasco Lourenço (Co-organizador da exposição "Estudantes de Abril") e Filipa Rio (membro do Departamento de Design).
      O site do jornal pode ser consultado aqui: https://diferencial.tecnico.ulisboa.pt/
      A digitalização realizou-se com fim a uma investigação para a exposição "Estudantes de Abril" (4 a 30 de abril de 2024, Instituto Superior Técnico) no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974.

Âmbito e Conteúdo adaptado por jps com base nas descrições produzidas pela equipa do jornal Diferencial em 2024 no âmbito da pesquisa para a exposição "Estudantes de Abril"

• português

Objeto digital (URI externo) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos