Série 05 - “Dossiers” dos grémios da lavoura

Zona de identificação

Código de referência

PT-AHS-ICS-ML-B-A-05

Título

“Dossiers” dos grémios da lavoura

Data(s)

  • 1977-08-[?] - 01-1978-01-[?] (Acumulação)

Nível de descrição

Série

Dimensão e suporte

232 pastas; papel.

Zona do contexto

Nome do produtor

(1938 - 2015)

Entidade detentora

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

No âmbito do projeto que visava a preparação do relatório “A Extinção dos Grémios da Lavoura e Suas Federações", foram recolhidos dados relativamente aos (ex-)grémios da lavoura, formando-se a seguinte série de “dossiers” agrupados em subséries segundo a federação a que haviam pertencido.

Temos, assim, subséries de “dossiers” de grémios da lavoura das seguintes federações: Nordeste Transmontano; Vila Real e Alto Douro; Beira Alta; Entre Douro e Minho; Beira Litoral; Estremadura; Ribatejo; Beira Baixa; Distrito de Portalegre; Distrito de Évora; Baixo Alentejo; e Algarve. Existem ainda pastas relativas a grémios da lavoura que existiram nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

O conteúdo de cada “dossier” varia de grémio para grémio, podendo conter:

  • As fichas-resumo da documentação analisada no arquivo da Comissão Coordenadora para a extinção (produzida entre 1974 e 1977), que estava situado na Rua Braamcamp Freire e no qual existiam “dossiers” para cada um dos ex-grémios. Anexas a essas fichas estão, por vezes, fotocópias dos principais documentos constantes de cada processo.
  • As respostas ao questionário, com 20 páginas de extensão, enviado aos grémios, comissões liquidatárias ou cooperativas que os substituíram, de forma a reunir informação uniforme quanto à origem dos grémios da lavoura, ao seu desenvolvimento e organização económica, e à sua liquidação. Enviados em anexo aos questionários ou recolhidos na sequência das visitas realizadas pelo coordenador e por membros sua equipa a alguns dos (ex-)grémios ou às cooperativas que lhes sucederam, foram reunidos mais documentos (fotocópias e originais) como: relatórios de contas, estatutos de grémios da lavoura e/ou de cooperativas agrícolas, atas de reuniões, ofícios e outros documentos das comissões liquidatárias, e fotocópias de notícias publicadas na imprensa periódica.
  • Alguns apontamentos manuscritos pelos membros do grupo de investigação e/ou por alguns tarefeiros que com eles colaboraram na recolha de dados.

Avaliação, seleção e eliminação

Foram eliminadas fotocópias repetidas, veja-se o auto de eliminação do AHS-ICS n.º 1 / 2017.

Incorporações

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

    Sistema de escrita do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Zona de documentação associada

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Unidades de descrição relacionadas

      Nota de publicação

      Lucena, Manuel de (1984). Revolução e instituições: a extinção dos grémios da lavoura alentejanos. Mem-Martins: Europa-América.

      Nota de publicação

      LUCENA, Manuel de. Sobre a evolução dos organismos de coordenação económica ligados à lavoura (II). Análise Social, n. 57, 1979, p. 117-167.

      Zona das notas

      Nota

      Nota ao elemento de informação “Data(s)”: trata-se da data de acumulação, isto é, o período em que o grupo de investigação fez a recolha destes documentos e que coincide com as datas em que produziu os respetivos apontamentos e sínteses de dados. No interior das pastas existem, no entanto, documentos ou fotocópias de documentos que têm datas anteriores, reportando-se ao processo da extinção dos grémios da lavoura, entre 1974 e 1977, e, em alguns casos, a períodos ainda mais recuados, como é o caso dos estatutos de alguns grémios da lavoura que datam dos anos 1940. Por outro lado, alguns destes “dossiers” foram pontualmente reutilizados por Manuel de Lucena em outros projetos, podendo-se encontrar documentos da década de 1980, como é exemplo uma nota a ele dirigida e datada de 29-08-1980 no “dossier” de um grémio da lavoura da federação de Portalegre.

      Identificador(es) alternativo(s)

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso - Assunto

      Pontos de acesso - Local

      Pontos de acesso - Nomes

      Pontos de acesso de género (tipologias documentais)

      Identificador da descrição

      Identificador da instituição

      Regras ou convenções utilizadas

      CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.

      DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

      Estatuto

      Preliminar

      Nível de detalhe

      Parcial

      Datas de criação, revisão, eliminação

      Criação: 2017-02-27, por Filipa Lopes.
      2024-09: acrescentada nota de publicação Lucena 1984 e 1979, ip.

      Línguas e escritas

        Script(s)

          Fontes

          Nota do arquivista

          Descrição elaborada por Filipa Lopes.

          Área de ingresso