Conjunto de documentação avulsa (cadernos de notas, brochuras, programas culturais, postais, fotografias, etc.) sobre as várias viagens realizadas por Luís Henrique da Silva: Escócia e Reino Unido (1910-1911); estadia em Woodbroke (1911); viagem a Nova Iorque, Boston e Canadá (1927); e viagem ao Rio de Janeiro (1972).
Coleção composta por documentação que abrange a atividade científica e pessoal do antropólogo João Pina-Cabral.
No caso da atividade científica, contém um maço com fotocópias do registo do trabalho pago a jornaleiros entre 1951 e 1974, anotadas a manuscrito e dois maços de fotocópias do primeiro maço. A documentação original pertence Arquivo Familiar da Casa dos "Morgados de Landim" e estas cópias foram produzidas durante o seu trabalho de campo em Ponte de Barca (1978-1985); 40 cassetes com entrevistas realizadas durante o seu trabalho de campo em Macau (1989-1991) e um conjunto variado de jornais macaenses e outras publicações (1995-1996).
No caso da atividade pessoal, a coleção contém um álbum de cartões postais (1905) e dois álbuns fotográficos (1908-1909 e 1909-1956) provenientes de Elaine Sanceau (1896-1978), amiga da família Pina-Cabral; um álbum de cartões postais e vários postais avulsos recolhidos pelo Comandante Daniel Pina Cabral, avô de João Pina-Cabral, durante um périplo por África (1924); um álbum contendo um estudo realizado pelo comandante Daniel Pina Cabral (entre 1939-1940) sobre a farolagem na costa de Angola e um conjunto variado de postais avulsos recolhidos por João Pina Cabral e por Ana Avelina Dos Santos de Pina Cabral (mãe de João Pina-Cabral).
Pina-Cabral, JoãoColecção constituída por documentos originariamente pertencentes a casas nobiliárquicas dos séculos XVII a XIX, nomeadamente dos Duques de Lafões, Marqueses de Abrantes e Condes de Vila Nova, Marqueses de Marialva, Marqueses de Valença e Casa de Trofa, e ainda por três livros de negociantes do século XIX.
Monteiro, Nuno Gonçalo. 1955Espólio pessoal, composto por um conjunto diversificado de correspondência trocada no âmbito das várias atividades cívicas e religiosas de Luís Henrique da Silva (1921-1974); documentos pessoais, sobretudo correspondência familiar, diversos conjuntos de fotografias e documentação avulsa sobre as várias viagens que realizou ao Reino Unido, Estados Unidos da América, Canadá e Brasil (1910-1972); documentação referente ao seu percurso profissional no Instituto Comercial e Industrial do Porto e enquanto sócio e presidente do conselho de administração da Fábrica de Chocolates Imperial, S.A.R.L. em Vila do Conde (1932-1977); documentação referente à sua actividade cívica e religiosa na Aliança Evangélica Portuguesa, Beneficência Evangélica do Porto, Associação Cristã da Mocidade e Igreja Evangélica Metodista Portuguesa (1931-1975) e um conjunto de jornais, como o jornal Portugal Evangélico (1920-1930) e O Primeiro de Janeiro (1968-1970).
Silva, Luíz Henrique da.Conjunto diversificado de documentação de âmbito pessoal. Contém correspondência trocada entre 1908 e 1967 com familiares e, em particular, com Alfredo Henrique da Silva, pai de Luis Henrique da Silva; correspondência com fotografias, diversos conjuntos de fotografias e documentação avulsa como documentos de identificação, cadernos de notas e esboços de cartas, postais, traduções, carta ao Bispo do Porto em 1958 e exemplar do Programa para Democratização da República (31 de janeiro, 1961); cadernos de notas, brochuras, programas culturais, postais, fotografias, etc. sobre as várias viagens realizadas por Luís Henrique da Silva: Escócia e Reino Unido (1910-1911); Woodbroke (1911); Nova Iorque, Boston e Canadá (1927) e Rio de Janeiro (1972).
Edição Official da Prefeitura
Rosa, FerreiraPublicado na revista Vozes de Petrópolis, em 1 de Novembro de 1913; contra a fundação da Escola Ferrer em Petrópolis
Sinzig, Pedro.Martins, Ernesto Candeias (2020). "Educação (especial), métodos de ensino e instituições destinadas à surdez em Portugal: Visão sociohistórica no Séc. XIX e inícios do XX" in
Revista Temas em Educação, João Pessoa, Brasil, v. 29, n.2, p. 96-118.
Trata-se de um estudo histórico-descritivo que aborda a educação especial às crianças surdas-mudas no séc. XIX e começos do XX, em Portugal. O seu marco conceptual assenta em fontes documentais e arquivísticas e de outras fontes secundárias no âmbito da História da Educação (Especial) sobre surdos. A nossa argumentação historiográfica, de teor hermenêutico (analítica) incide na educação, ações de ensino (métodos) aos surdos e nas iniciativas institucionais para essas pessoas com deficiência sensorial, ditas‘anormais’ na época. O debate entre as técnicas de ensino aos surdos (oralismo, gestualismo), no âmbito de uma pedagogia diferenciada, acompanhou as tendências europeias divulgadas (métodos: francês e alemão). Em oitocentos, criaram-se classes/aulas e instituições, com o apoio dos municípios e misericórdias (Lisboa, Porto) e de filantropos ou beneméritos, destacando-se o papel da Casa Pia de Lisboa, instituição pioneira na educação dos surdos-mudos. Os nossos objetivos são os seguintes: compreender a existência de uma pedagogia nacional para os surdos (séc. XIX e parte do XX) e respetivas iniciativas educativas; analisar os métodos ou técnicas de ensino (oralista, gestual) seguidos por alguns pedagogos em instituições; compreender a organização de estudos do Real Instituto para surdos-mudos da Casa Pia e as principais características de aprendizagem. Este retrospecto histórico sobre educação da surdez intenta configurar práticas, orientações metodológicas e propostas educacionais, algumas diferentes, que desenvolveram muitas capacidades nos surdos, apesar de limitações. Toda esta visão historiográfica feita em 4 pontos do texto permitiu conhecer os caminhos percorridos pela comunidade surda, as suas dificuldades e lutas e as formas de intervenção.
Recomenda João Maximiano Faria
Santos Júnior, [?]Inclui recorte de imprensa
Santos, [?] MirandaAutocolante reivindicando amnistia geral para os presos no Brasil.