Conjunto de documentação avulsa (cadernos de notas, brochuras, programas culturais, postais, fotografias, etc.) sobre as várias viagens realizadas por Luís Henrique da Silva: Escócia e Reino Unido (1910-1911); estadia em Woodbroke (1911); viagem a Nova Iorque, Boston e Canadá (1927); e viagem ao Rio de Janeiro (1972).
Manifestação de gratidão á Embaixada do Brasil pelo acolhimento ao General Humberto Delgado. Notas para a imprensa
Rego, Raul.Constituição do Tribunal Russell no Brasil.
Tribunal Russell/Tribunal Internacional de Crimes de GuerraRelatório sobre a situação da educação em quatro países da América Latina: Brasil; Colômbia, Equador e Bolívia.
Instituto de Investigação das Nações Unidas para o Desenvolvimento SocialDiscurso proferido pelo ex-presidente dos Estados Unidos da América do Norte, em 22 de Outubro de 1913, na cidade do Rio de Janeiro.
Roosevelt, Franklin Delano.Edição Official da Prefeitura
Rosa, FerreiraTranscrição do artigo do «O Jornal» do Rio de Janeiro, 4/2/1959. O pedido de asilo político do General Humberto Delgado; tensões diplomáticas entre Portugal e Brasil
Postais oriundos das regiões autónomas da Madeira e Açores e de Itália, Moçambique e Brasil datados de 1948 e 1952. A maioria dos postais foi enviado, contendo correspondência da família Pina-Cabral.
Pina Cabral, Daniel Pereira deGuapindaia, Mayra Calandrini, 2019, O Controle do Fluxo das Cartas e as Reformas de Correio na América Portuguesa (1796-1821), Tese doutoramento em História. Universidade de Lisboa, Instituto de Ciências Sociais, 2019, https://repositorio.ul.pt/handle/10451/39740
No Império português, os manuscritos foram a principal maneira de manter comunicação à distância, sendo os documentos escritos essenciais não só para a circulação de normas políticas e administrativas como também necessárias ao trato comercial e ao envio de notícias de interesse particular. Tendo em vista a crescente importância da comunicação à distância para a manutenção política e econômica de Portugal, a circulação epistolar foi alvo de preocupação constante da monarquia desde o século XVI. Inicialmente, a necessidade de uma estrutura postal foi solucionada por meio da doação da mercê do serviço à um vassalo real. Isso resultou na criação do ofício de Correio-mor em 1520 do Correio-mor das cartas de mar em 1657. Posteriormente, esses ofícios foram vendidos em caráter hereditário para os Gomes da Mata, e esteve sob posse desta família até 1797. A extinção do ofício de Correio-mor marcou um ponto de inflexão estratégico em relação às políticas do período anterior. A mudança, gradual e não-linear, de um paradigma de governo corporativo para outro, calcado em ideais centralizadores teve impacto na organização administrativa dos correios. A partir desse momento, a Coroa passou a entender que deveria controlar diretamente o fluxo postal. Essa tese tem como objetivo investigar o papel das reformas de Correio nos planos políticos e administrativos da Coroa portuguesa nos últimos anos do século XVIII, tendo como objeto de estudo o caso específico da implantação na América portuguesa. Este foco de análise foi escolhido como forma de compreender até que ponto as medidas reformistas surtiram os efeitos desejados pela Coroa no espaço colonial. Isso por que as próprias lacunas das normas centrais e os contextos locais não permitiram um processo de centralização coeso, no qual existisse um sistema único e integrado de Correios. Os ideais mais antigos a respeito da organização do fluxo das cartas por meios não-institucionalizados ainda subsistia nas formas de governar dos agentes da Coroa no além-mar.
Apresentado na Exposição Internacional do Rio de Janeiro realizada em 1922
Instituto de Cegos do PortoPublicado na revista Vozes de Petrópolis, em 1 de Novembro de 1913; contra a fundação da Escola Ferrer em Petrópolis
Sinzig, Pedro.Espólio pessoal de António Tomás Pinto Quartin, constituido quer por documentação de natureza pessoal, quer por panfletos, brochuras, jornais, revistas, e alguns objectos que foi acumulando. Espelha a actividade jornalística e política de Pinto Quartin, contendo ainda correspondência pessoal com políticos e intelectuais da época, e vários dos seus interesses culturais, com especial ênfase no teatro. Espelha também a relação conjugal de longa data (de 1916 a 1970) com Deolinda Lopes Vieira (1888-1993), professora primária.
Reúne fontes de grande potencial para a história social e política dos últimos anos da Monarquia Constitucional e da I República e para o estudo da Oposição política ao Estado Novo, cobrindo sensivelmente o período de finais do século XIX até aos anos 50 do século XX.
Espólio pessoal, composto por um conjunto diversificado de correspondência trocada no âmbito das várias atividades cívicas e religiosas de Luís Henrique da Silva (1921-1974); documentos pessoais, sobretudo correspondência familiar, diversos conjuntos de fotografias e documentação avulsa sobre as várias viagens que realizou ao Reino Unido, Estados Unidos da América, Canadá e Brasil (1910-1972); documentação referente ao seu percurso profissional no Instituto Comercial e Industrial do Porto e enquanto sócio e presidente do conselho de administração da Fábrica de Chocolates Imperial, S.A.R.L. em Vila do Conde (1932-1977); documentação referente à sua actividade cívica e religiosa na Aliança Evangélica Portuguesa, Beneficência Evangélica do Porto, Associação Cristã da Mocidade e Igreja Evangélica Metodista Portuguesa (1931-1975) e um conjunto de jornais, como o jornal Portugal Evangélico (1920-1930) e O Primeiro de Janeiro (1968-1970).
Silva, Luíz Henrique da.Martins, Ernesto Candeias (2020). "Educação (especial), métodos de ensino e instituições destinadas à surdez em Portugal: Visão sociohistórica no Séc. XIX e inícios do XX" in
Revista Temas em Educação, João Pessoa, Brasil, v. 29, n.2, p. 96-118.
Trata-se de um estudo histórico-descritivo que aborda a educação especial às crianças surdas-mudas no séc. XIX e começos do XX, em Portugal. O seu marco conceptual assenta em fontes documentais e arquivísticas e de outras fontes secundárias no âmbito da História da Educação (Especial) sobre surdos. A nossa argumentação historiográfica, de teor hermenêutico (analítica) incide na educação, ações de ensino (métodos) aos surdos e nas iniciativas institucionais para essas pessoas com deficiência sensorial, ditas‘anormais’ na época. O debate entre as técnicas de ensino aos surdos (oralismo, gestualismo), no âmbito de uma pedagogia diferenciada, acompanhou as tendências europeias divulgadas (métodos: francês e alemão). Em oitocentos, criaram-se classes/aulas e instituições, com o apoio dos municípios e misericórdias (Lisboa, Porto) e de filantropos ou beneméritos, destacando-se o papel da Casa Pia de Lisboa, instituição pioneira na educação dos surdos-mudos. Os nossos objetivos são os seguintes: compreender a existência de uma pedagogia nacional para os surdos (séc. XIX e parte do XX) e respetivas iniciativas educativas; analisar os métodos ou técnicas de ensino (oralista, gestual) seguidos por alguns pedagogos em instituições; compreender a organização de estudos do Real Instituto para surdos-mudos da Casa Pia e as principais características de aprendizagem. Este retrospecto histórico sobre educação da surdez intenta configurar práticas, orientações metodológicas e propostas educacionais, algumas diferentes, que desenvolveram muitas capacidades nos surdos, apesar de limitações. Toda esta visão historiográfica feita em 4 pontos do texto permitiu conhecer os caminhos percorridos pela comunidade surda, as suas dificuldades e lutas e as formas de intervenção.
Conjunto constituído por fotocópias, fotografias, microfilmes e transcrições manuscritas de documentos dos seguintes fundos:
- Fundo do Comintern ou Internacional Comunista (F. 495), que engloba a correspondência trocada entre os responsáveis da IC e os dirigentes do Partido Comunista Português, sensivelmente, para o período entre 1923 a 1936;
- Fundo do Profintern (F. 534), que inclui, no essencial, a correspondência entre os responsáveis do Profintern e os dirigentes da Comissão Inter-sindical (CIS) para os anos de 1922 a 1935;
- Fundo das Juventudes Comunistas (F. 533), que envolve correspondência entre os dirigentes internacionais e os da Juventude Comunista Portuguesa, no período de 1926 a 1936;
- Fundo do Socorro Vermelho Internacional, SVI (F. 539), formado no essencial por microfilmes, engloba, para além de correspondência, panfletos, brochuras e publicações periódicas do SVI, abarcando os anos de 1925 a 1939;
- Fundo das Brigadas Internacionais de Espanha (F. 545), composto, no essencial, pelas fichas dos brigadistas.