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Descrição arquivística
PT/AHS-ICS/DIV-06CTParce-2018 · Item · 2018
Parte de A Divulgação AHS/ICS-ULISBOA

O Portal Revistas de Ideias e Cultura resulta da colaboração próxima entre o Seminário Livre de História das Ideias, a Biblioteca Nacional de Portugal e a Fundação Mário Soares e Maria Barroso.

Além da conjugação dos contributos fundamentais, distintos e complementares, dos três parceiros permanentes, a investigação e o trabalho editorial têm vindo a contar com colaboração relevante de muitas outras instituições e entidades, nomeadamente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, do Centro Nacional de Cultura, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, do Museu Nacional do Teatro e da Dança, da Direcção da revista Seara Nova e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

O programa de investigação e de publicação Revistas de Ideias e Cultura só se tornou viável por a Fundação Mário Soares e Maria Barroso, na pessoa do Dr. Alfredo Caldeira, e a Biblioteca Nacional de Portugal, dirigida pela Dr.ª Inês Cordeiro, terem aderido ao projecto apresentado pelo Seminário Livre de História das Ideias com grande generosidade e empenho.

O editor do sítio A Sementeira agradece à Doutora Rita Almeida de Carvalho e à Dra. Madalena Soares Reis a cedência de documentação do Espólio Pinto Quartim, conservada no Arquivo de História Social do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Pela colaboração interessada e próxima expressa o seu reconhecimento ao Dr. Luís Sá, da Biblioteca Nacional. Manifesta, igualmente, gratidão ao Dr. António Louçã, à Doutora Joana Dias Pereira, e aos professores doutores João Freire e Paulo Guimarães pelos preciosos consentimentos para a inclusão dos artigos, capítulos e verbetes dos quais são autores.

Ao Doutor Alexandre Samis agradece-se não só a colaboração atenciosa, expressa no envio de testemunhos epistolares, mas também o texto informado com que contribuiu para esta edição.

A agregação de estudos monográficos contou com o auxílio de Mário Rui Pinto, a quem se reconhece a enorme generosidade. A Jorge M. Colaço expressa-se a gratidão pela cedência do seu banco de imagens, que proporcionou a selecção dos elementos gráficos necessários à elaboração deste sítio.

Resta agradecer aos associados do Centro de Estudos Libertários por terem facilitado a consulta do seu rico acervo bibliográfico, além do interesse sempre demonstrado pela concretização deste empreendimento. https://pt.revistasdeideias.net/pt-pt/a-sementeira/foreword/acknowledgments

Coleção Glicinia Quartin
PT/AHS-ICS/GQ · Fundo · 1946-2004

Conjunto de documentos que permite reconstruir, parcialmente, a trajetória profissional da atriz, ora como professora de teatro, ora como intérprete de peças. Além disso, encontram-se documentos de carácter pessoal, como postais e convites, que atestam a rede de relações afetivas e sociais de Glicínia Quartin, bem como a sua participação no MUD Juvenil na década de 40. Em termos profissionais, a coleção permite recuar até à estadia da atriz em Roma, onde frequentou a Scuola di Arti Sceniche de Alessandro Farsen, entre 1962 e 1965. A coleção permite, ainda, recolher informações parciais sobre um segmento da história da companhia Teatro Experimental de Cascais, com a qual Glicínia colaborou entre 1965-1968, e sobre as atividades do movimento Educação pela Arte em Portugal, ao qual a atriz aderiu aplicando os métodos de ensino promovidos por esse movimento. Finalmente, destaca-se na coleção o subfundo António José da Costa, contendo livros de peças teatrais relacionadas com a esfera educativa e o teatro infantojuvenil, publicadas entre 1953 e 1974.

Quartin, Glicínia Vieira.
Album Missão do Real Padroado da Huíla
PT/AHS-ICS/MRPH · Fundo · 1882- 1892

Álbum com 50 fotografias a preto e branco, impressas em três tamanhos; dirigido a Fernando D’Almeida Pedroso “em testemunho de gratidão” pela Missão do Real Padroado da Huilla; missão católica espiritana estabelecida na região da Huíla, em Angola, em finais do século XIX, durante o período do colonialismo português em África.

Missão do Real Padroado da Huíla
PT/AHS-ICS/DIV-02B-2007 · Item · 2007
Parte de A Divulgação AHS/ICS-ULISBOA

Mónica, M. F. (2007). O amor no século XIX: Jaime Batalha Reis e Celeste Cinatti. Análise Social, 42(182), 277–280. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2007182.13
Marinho, Maria José, 2007, "Jaime Batalha Reis e Celeste Cinatti: diálogo sobre um retrato incompleto", Análise Social, V. 42, nº 182, p. 281-284 https://revistas.rcaap.pt/analisesocial/article/view/33003/23176

A Divulgação AHS/ICS-ULISBOA
PT/AHS-ICS/DIV · Fundo · 1981-1986

Publicações de naturezas várias (boletins, estudos, catálogos, notas informativas, newsletters, mensários) produzidas pelo AHS ao longo da sua existência (f. 1979) para divulgar o seu acervo e atividades conexas.

Arquivo de História Social
PT/AHS-ICS/DIV-02C-2018-06 · Item · 2018-06
Parte de A Divulgação AHS/ICS-ULISBOA

O universo dos arquivos pessoais em Portugal: identificação e valorização, Tese de doutoramento de Zélia Pereira (Universidade de Évora, 2018).

A maior parte da investigação sobre arquivos pessoais desenvolvida no âmbito académico, ou em contexto profissional, tem-se focado essencialmente em teorias e metodologias relacionadas com a sua organização interna, passando pela apresentação de propostas para a criação de estruturas classificativas e descritivas. Apesar de a descrição e representação da informação serem centrais na Arquivística, outras dimensões têm ficado relativamente descuradas, entre as quais a análise das políticas de aquisição visando a preservação e difusão dos arquivos pessoais, sob o desígnio da sua valorização, em função da importância histórica, cultural e social. Este estudo pretende efetuar um reconhecimento das instituições de memória em Portugal detentoras de arquivos pessoais, bem como a identificação destes arquivos, refletindo sobre as motivações para a sua preservação, os critérios de seleção, e as consequências de algumas práticas inerentes aos processos de incorporação e tratamento da informação. Conclui-se que os arquivos preservados e as práticas inerentes à sua constituição correspondem a processos de construção da memória individual e coletiva, condicionados pela atuação de diversos intervenientes, e por diferentes imperativos e propósitos, com consequências que dificultam a apropriação de um conceito científico de arquivo pessoal, e a sua compreensão enquanto sistema de informação, produzido, reunido e mantido por um indivíduo no decurso da sua vida e das suas atividades e funções sociais. Seguiu-se um modelo de investigação qualitativo, fundamentado na recolha e análise de dados, com recurso a uma metodologia suficientemente flexível, combinando diversas técnicas, de modo a identificar, em fontes distintas, um universo o mais abrangente possível para o caso português. Os resultados obtidos foram interpretados com vista à caracterização geral de fenómenos e tendências, recorrendo, em aspetos específicos, a alguns dados quantitativos. A informação recolhida foi ainda utilizada como base estruturante de um guia de instituições de memória e de arquivos em Portugal, que se apresenta no volume II da dissertação.

PT/AHS-ICS/DIV-02B-2022-04A · Item · 2022-04
Parte de A Divulgação AHS/ICS-ULISBOA

Guimarães, Paulo Eduardo. (2022). "António Pinto Quartin: um anti-colonialista em Angola nos anos '30 do século XX" in Alves, Ricardo; Redol, A. Mota (coord.), Anarquismo, Insubmissão e Incoformismo; Edições Colibri, pp. 187-206. https://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/32850

Neste texto, o autor traça o percurso biográfico e intelectual do jornalista e libertário António Pinto Quartin durante a sua estadia em Angola nos anos'30. Baseando-se em fontes coevas, documentação pessoal e jornalista, destaca-se aqui a leitura crítica da experiência colonial portuguesa, bem como a intervenção crítica do jornalista na sociedade colonial angolana.

PT/AHS-ICS/DIV-02C-2023-05 · Item · 2023-05
Parte de A Divulgação AHS/ICS-ULISBOA

Ralão, Joana Cardoso da Costa (2023). As mulheres no movimento estudantil da década de 70 [Tese de mestrado em História Contemporânea], NOVA FCSH.
Repositório da NOVA FCSH. https://run.unl.pt/handle/10362/160432

O movimento estudantil de inícios da década de 70 contou com a participação de várias mulheres que se empenharam ativamente na alteração da situação política,
económica e social do país, numa altura em que a adoção de atitudes, comportamentos e práticas de contestação ao regime acarretavam consequências graves e implicavam grandes sacrifícios dos seus participantes. Partindo da recolha e análise de doze testemunhos inéditos, a presente dissertação de mestrado procura estudar a presença e participação das mulheres no movimento estudantil lisboeta de inícios da década de 70 em duas Faculdades da Universidade de Lisboa: a Faculdade de Direito e a Faculdade de Ciências. Particular atenção será dada às trajetórias de vida destas mulheres e aos processos de consciencialização política e social, politização, envolvimento político e, num último momento, de desmobilização. Veremos como foi no terreno estudantil ou a partir deste que estas mulheres desenvolveram a sua atividade política e social, mobilizando-se para as mais diversas causas e lutas: pela democratização do ensino, pelo fim de um regime autoritário, pela liberdade, e pelo fim da guerra colonial. As estudantes intervinham de diferentes formas no movimento estudantil e o seu percurso no ativismo era feito de forma gradual e cumulativa. Estas podiam integrar órgãos legais (como as delegações de curso e as Associações de Estudantes), estruturas semiclandestinas (cooperativas e comissões) e organizações clandestinas, de cariz político. Estas mulheres não escaparam à atitude repressiva que o regime lançava a todos aqueles que o ameaçavam e, por isso, o seu envolvimento na mobilização estudantil teve consequências graves nas suas trajetórias e percursos de vida (tanto a nível pessoal, académico e profissional).
Resgatando as suas memórias e dando visibilidade à sua participação na vida social e política do país, este estudo procura, acima de tudo, integrar estas mulheres no
espaço público e na memória coletiva do movimento estudantil.

Manifesto Os Contratos de Serviçais em Angola
PT/AHS-ICS/AHSilva-ESC-SER-5-B-01 · Item · 1904
Parte de Espólio Alfredo Henrique da Silva

"Os contractos de serviçaes em Angola. Ao Paiz e à Sociedade de Geographia. Manifesto da Grande Commissão de Loanda". Lisboa: Typ. Favorita, 1904.
Na primeira página, dedicatória do autor a José António Fernandes (24 de Novembro de 1904).

Testemunho de Alfredo Henrique da Silva
PT/AHS-ICS/AHSilva-ESC-SER-2-01 · Item · 1908
Parte de Espólio Alfredo Henrique da Silva

"In the High Court of Justice. King's Bench Division. 1908. C. No. 3211."

Transcrição da intervenção de Alfredo Henrique da Silva no processo interposto pela Cadbury Brothers contra The Standard Newspapers, Limited (proprietários do jornal "Spectator"), a favor de William A. Cadbury.
Alfredo Henrique da Silva esclarece neste testemunho as circunstâncias em que conheceu William A. Cadbury e Joseph Burtt. Indica que apoiou aquele na preparação do relatório sobre S. Tomé e que o traduziu para português, tradução da qual resultou uma versão impressa. O relatório foi apresentado por William A. Cadbury, em nome dos industriais ingleses, numa reunião com a comissão de produtores de cacau de S. Tomé e Príncipe, a 28 de Novembro de 1907, em Lisboa. A declaração proferida por William A. Cadbury nesse encontro terá sido publicada pelos principais jornais a 30 de Novembro de 1907 e foi anexada ao testemunho na sua versão impressa.

Álbum fotográfico de S. Tomé e Angola
PT/AHS-ICS/AHSilva-ESC-SER-1-06 · Item · 1908-1909
Parte de Espólio Alfredo Henrique da Silva

CADBURY, William A.; BURTT, Joseph - "Views taken by William A. Cadbury and Joseph Burtt during a visit to S. Thomé and Angola, Portuguese West Africa in the Winter of 1908-1909. Also 14 prints from Negative by local Photographers)". Birmingham: s.n., 1909.

Álbum fotográfico com imagens capturadas na viagem de William A. Cadbury e Joseph Burtt a S. Tomé e Príncipe e a
Angola. Foram publicadas cinquenta cópias do Álbum para distribuição e oferta, sendo esta a 13ª. cópia, assinada.
As fotos não possuem legendas e as secções em que o Álbum se divide contêm apenas a localização geográfica das imagens.
A primeira sequência do Álbum consiste em sessenta imagens de S. Tomé; seguem-se quatro imagens da Baía do Lobito; depois, cinco de Malange datadas de Dezembro de 1908 e oito imagens de Ambaca, datadas de Janeiro de 1909 (as duas únicas sequências datadas); vinte e cinco imagens de Luanda; dezasseis imagens de Benguela; doze imagens de Catumbela e de Catumbela e Luanda; vinte imagens da "rota do comércio" em Angola, em direcção ao interior de África e sete imagens do Namibe (Moçâmedes) e Benguela.

Cadbury, William Adlington.
PT/AHS-ICS/DIV-02C-2022-07 · Item · 2022-07
Parte de A Divulgação AHS/ICS-ULISBOA

Evans, David Glyn (2022). The Chocolate Makers and the “Abyss of Hell”: Race, Empire and the Role of Visual Propaganda in the Anglo-Portuguese Controversy surrounding Labour Coercion in the “Cocoa Islands” (1901 - 1917) [Tese de doutoramento, NOVA FCSH].
Repositório da NOVA FCSH. https://run.unl.pt/handle/10362/147069

A presente dissertação aborda o escândalo associado ao emprego de mão-de-obra coagida, sistema, esse, que estava generalizado nas colónias de África Ocidental Portuguesa no início do século vinte, nomeadamente nas roças de cacau de São Tomé e Príncipe. A controvérsia, que, durante muito tempo, teve referências quase semanais na imprensa portuguesa e britânica atingiu o seu auge em 1909, com o conhecido boicote à compra de cacau português imposto pelos chocolateiros britânicos Cadbury, Rowntree e Fry e os seus associados alemães, Stollwerck, que nunca viria a ser levantado. Apesar da suspensão, durante três anos, do recrutamento e importação de trabalhadores angolanos para as chamadas “ilhas do cacao”, e a sua repatriação sistemática depois da queda da Monarquia, a campanha humanitária britânica prosseguiu no Parlamento e a Imprensa, intensificando-se até 1912, perante o cenário de negociações anglo-alemães, supostamente secretas, que se destinavam a redistribuição das colónias portuguesas em África. Os anteriores estudos acerca do chamado “Cacau Escravo” deram ênfase à campanha humanitária britânica, ao mesmo tempo subvalorizando a oposição em Portugal contra o sistema de contratação de mão-de-obra e tratando de forma sumária os principais objectivos, muitas vezes escondidos, de quase todos os protagonistas da disputa. Este estudo representa uma tentativa de corrigir o que tem sido a narrativa predominante e de mostrar como uma questão, essencialmente do foro dos direitos humanos, foi explorada de forma pragmática para obter resultados menos altruístas, tanto na Grã-Bretanha como em Portugal. O estudo baseia-se em relatórios e declarações governativos, correspondência diplomática acerca do trabalho contratado em S.Tomé e Príncipe, legislação nacional e colonial acerca da mão-de-obra indígena, artigos, referências e ilustrações de periódicos portugueses e estrangeiros, e artigos de opinião, panfletos e obras de ficcão que exemplificam as atitudes contemporâneas acerca de mão-de-obra contratada e o tratamento das comunidades indígenas das colónias portuguesas de África. Entre as fontes que foram examinadas em pormenor pela primeira vez aqui, enriquecendo o já substancial corpo de matéria de investigação, contam-se fotografias, bilhetes-postais ilustrados, anúncios, slides” de lanterna mágica e filmes documentários que influenciaram a opinião pública na controvérsia e desempenharam um papel significativo no reforço de atitudes racistas.

PT/AHS-ICS/DIV-02C-2018-05 · Item · 2018-05
Parte de A Divulgação AHS/ICS-ULISBOA

Pires, Leonardo Alexandre Aboim (2018). A Junta Nacional das Frutas: corporativismo,
desenvolvimento industrial e modernização agrícola no Estado Novo (1936-1974) [Dissertação de mestrado, NOVA FCSH].
Repositório da NOVA FCSH. https://run.unl.pt/handle/10362/58221

O objetivo desta investigação é a análise da relação entre o enquadramento institucional e desenvolvimento económico, procurando a significância histórica deste postulado,
através da compreensão de alguns preceitos como o modelo de intervenção estatal e a rede de organismos e instituições criadas para o cumprimento deste objetivo assim como a regulação do mercado e o comportamento dos agentes económicos e da iniciativa privada.
Este tema é analisado no contexto português, a partir da perspetiva do sector agrícola, através do estudo da ação de um organismo corporativo de coordenação económica, a
Junta Nacional das Frutas (JNF), responsável pela regulação do sector frutohortícola. É nossa intenção refletir sobre inserção desta instituição na economia portuguesa entre as
décadas de 1930 e 1970. Além disso, o que se pretende é também a análise do investimento que a JNF fez em ciência, inovação e know-how de modo a enfatizar as suas
consequências no processo de industrialização e da modernização agrícola em Portugal.
Em suma, a nossa pesquisa baseia-se na apresentação das linhas-chave da atuação da JNF, a sua inserção no contexto do Estado Novo e quais as suas consequências, interpretando o caminho dos objetivos económicos que permite conhecer, não apenas os desenvolvimentos e os sucessos, mas também, as limitações e os fracassos do regime.

PT/AHS-ICS/DIV-02B-2020-07 · Item · 2020-07
Parte de A Divulgação AHS/ICS-ULISBOA

Martins, Ernesto Candeias (2020). "Educação (especial), métodos de ensino e instituições destinadas à surdez em Portugal: Visão sociohistórica no Séc. XIX e inícios do XX" in
Revista Temas em Educação, João Pessoa, Brasil, v. 29, n.2, p. 96-118.

Trata-se de um estudo histórico-descritivo que aborda a educação especial às crianças surdas-mudas no séc. XIX e começos do XX, em Portugal. O seu marco conceptual assenta em fontes documentais e arquivísticas e de outras fontes secundárias no âmbito da História da Educação (Especial) sobre surdos. A nossa argumentação historiográfica, de teor hermenêutico (analítica) incide na educação, ações de ensino (métodos) aos surdos e nas iniciativas institucionais para essas pessoas com deficiência sensorial, ditas‘anormais’ na época. O debate entre as técnicas de ensino aos surdos (oralismo, gestualismo), no âmbito de uma pedagogia diferenciada, acompanhou as tendências europeias divulgadas (métodos: francês e alemão). Em oitocentos, criaram-se classes/aulas e instituições, com o apoio dos municípios e misericórdias (Lisboa, Porto) e de filantropos ou beneméritos, destacando-se o papel da Casa Pia de Lisboa, instituição pioneira na educação dos surdos-mudos. Os nossos objetivos são os seguintes: compreender a existência de uma pedagogia nacional para os surdos (séc. XIX e parte do XX) e respetivas iniciativas educativas; analisar os métodos ou técnicas de ensino (oralista, gestual) seguidos por alguns pedagogos em instituições; compreender a organização de estudos do Real Instituto para surdos-mudos da Casa Pia e as principais características de aprendizagem. Este retrospecto histórico sobre educação da surdez intenta configurar práticas, orientações metodológicas e propostas educacionais, algumas diferentes, que desenvolveram muitas capacidades nos surdos, apesar de limitações. Toda esta visão historiográfica feita em 4 pontos do texto permitiu conhecer os caminhos percorridos pela comunidade surda, as suas dificuldades e lutas e as formas de intervenção.

PT/AHS-ICS/DIV-02B-2020-04 · Item · 2020-07
Parte de A Divulgação AHS/ICS-ULISBOA

Bandeira, Filomena (2020). "A Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário. Outra forma de fazer política: a propósito da reforma dos serviços escolares (1924-1935)" in Cadernos de História da Educação, v.19, n.1, pp.187-213.

Este artigo insere-se num projeto sobre Escolas e experiências de referência em Portugal no século XX e centra-se no estudo de uma instituição que desenvolve atividades educativas num quadro associativo e para as classes populares. Optámos por uma apresentação descritiva com a intenção de argumentar que a adoção e aplicação de um modelo educativo, inspirado na Educação Nova e conformado a um público específico, assentou numa estratégia sociopolítica, emergente das condições históricas do associativismo operário na primeira metade do século XX e da situação vivida no País com a crise da Primeira República, que desembocou no Estado Novo. No artigo explanamos o processo de reforma dos serviços escolares da Voz do Operário entre 1924-1935, não sem antes apresentarmos uma história sumária da Sociedade, desde o fim do século XIX até à década de 1950, com o objetivo de representar a associação na sua dimensão, atividade e significado social.

Copiador de correspondência
PT/AHS-ICS/AHSilva-ESC-SAP-1-08 · Item · 1910-1911
Parte de Espólio Alfredo Henrique da Silva

Copiador de correspondência com cópia dos envios, manuscritas e dactilografadas. Contém cartas, circulares e relações dos recibos enviados ao tesoureiro para proceder à respectiva cobrança. Documentos assinados por AHSilva, na qualidade de Secretário da Sociedade Anto-Esclavagista Portuguesa. Preenchido até à p. 51. O primeiro documento data de 14 de Novembro de 1910; o último de 8 de Maio de 1911.
No final do livro encontra-se apenso um caderno de endereços, de organização alfabética, com poucas entradas.