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AEIST n. 15.
PT/AHS-ICS/JB-ME-AEIST-1 · Item · 1961-05
Parte de Colecção José Barreto

Jornal da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico, nº 15, maio 1961.
Editor: António Silva Pinto, Diretor: Júlio Freire de Andrade; Chefe de Redação: Rui Martins.

Principais temas deste número:

  • Artigo de José Augusto Seabra intitulado "Transmitirá a nossa universidade uma cultura?";
    “Para responder à pergunta: - qual a função da Universidade? - seria necessário um estudo profundo e exaustivo, que a encarasse nos seus variados e complexos aspetos, em relação, em primeiro lugar, com a estrutura social e respetiva superestrutura ideológica de que tem sido e tenderá a ser a expressão e o instrumento.”

  • Realização da I Semana Cultural Universitária;
    “As Secções Culturais das Associações de Estudantes de Lisboa realizaram em Março por iniciativa conjunta uma série de colóquios sobre temas de cultura a que deram o nome de I Semana Cultural Universitária. Estes colóquios realizaram-se na Sociedade Nacional de Belas Artes e foram dirigidos por críticos de arte dos diferentes assuntos versados (...) Sobre o colóquio, diz-se “Falou-se muito de sons mas bastante pouco de música”, pois houve membros muito mais focados na música eletrónica e na sua decomposição de Fourier do que a conceção mais clássica da música. “[...] a sessão terminou com a audição de um dos andamentos da Música para cordas, percussão e celesta de Béla Bartók!”

  • Dia Nacional do Estudante de 1961;
    “O Dia do Estudante de 1961”, presença de 350 estudantes de Coimbra e Porto. tendência de união dos estudantes à escala nacional. Registe-se que o maior anfiteatro do Técnico foi insuficiente em qualquer das 3 sessões realizadas. Finalizou com um jantar no ginásio do Técnico que recebeu quase o dobro dos inscritos. (450 previstos, 700 comensais).

  • Anúncio do 1º Encontro da Imprensa Universitária
    “1º Encontro da Imprensa Universitária”, O encontro teve lugar na AEIST, nos passados dias 11 e 12 de Março e reuniu representantes de 15 publicações, entre jornais, revistas e boletins, das 3 Academias do País. Discutiu-se a relação entre os jornais, plano nacional como internacional; situação e formação do estudante jornalista; possibilidade de realização dum jornal comum; difusão das publicações e possibilidade de uma tipografia académica.

AEIST n. 3.
PT/AHS-ICS/JB-ME-AEIST-2 · Item · 1963-12
Parte de Colecção José Barreto

Boletim da Associação dos estudantes do Instituto Superior Técnico, nº 3. Dezembro 1963.
Diretor: J. Guimarães Morais; Administrador: Rui Silva Neves.

Temas principais deste número:

  • Carta aberta aos novos alunos
    “No atual estado em que se encontra o ensino no nosso país é sabido que o estudante do ensino secundário não é fruto de qualquer preocupação no que respeita à formação do seu caráter. Também nada se faz para criar no espírito jovem a vontade de estudar com outro objetivo que não seja o resultado do exame".

  • Legalização da AEIST
    “Independentemente da injustiça que tal suspensão [dos corpos gerentes das Associações dos Estudantes de Lisboa] representou, o processo de regresso à normalidade delineado pelas autoridades ministeriais, apresenta-se-nos com defeitos graves, que poderiam ter ocasionado, ou poderão ainda ocasionar perturbações nocivas na vida académica (...) As Associações Académicas, reconheça-o ou não o Ministério, são elementos de valor na melhoria das condições gerais do trabalho escolar, ou contribuem mesmo de modo meritório para o progresso técnico-científico dos setores da atividade nacional para cujos serviços a respetiva Escola prepara os futuros profissionais".

  • Considerações sobre o movimento estudantil.
    “O trabalho de consciencialização dos estudantes por uma teorização e perspetivação do movimento associativo, acompanhado de um trabalho construtivo em todos os ramos de atividades das Associações está por fazer. Disto se tentam aproveitar as minorias anti-associativas, com os seus slogans e ações provocadoras, para gerar a confusão e espalhar nos estudantes a desconfiança no movimento associativo e em particular nos seus dirigentes".

AEIST n. 5.
PT/AHS-ICS/JB-ME-AEIST-3 · Item · 1964-3
Parte de Colecção José Barreto

Boletim da Associação dos estudantes do Instituto Superior Técnico, nº 5. Março 1964.
Diretor: J. Guimarães Morais; Administrador: Rui Silva Neves.

Temas principais deste número:

  • Editorial
    "As Associações de Estudantes existem para resolver, a curto prazo, os problemas dos estudantes, enquanto estudantes (...)".

  • Entrevista ao diretor José Manuel Portas (diretor da Secção de folhas)
    “No entanto, tem-se verificado ultimamente o aparecimento de alguns “pseudo-colegas” que só o são por pisarem o mesmo edifício que nós os quais, em vez de prestarem o seu apoio à comunidade de estudantes do IST no que diz respeito à secção de folhas, pretendem combater a secção e sobre ela lançar o descrédito, espalhando “falsos boatos” reveladores da mentalidade de quem os levanta.”

  • Reforma do ensino
    "A necessidade da reforma do ensino vai-se radicando, cada vez mais, em todos os que, sentido os reflexos da organização Pedagógica, sofrem as suas consequências".

  • Dia Do Estudante de 1964
    "Vão as Associações de Estudantes realizar este ano, de novo, o Dia do Estudante. É uma decisão justa, cremos (...)".

Binómio n. 32.
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-67 · Item · 1967
Parte de Colecção José Laranjo

Temas principais deste número do Binómio:

  • A Carta de Grenoble
    "Numa altura em que mais e mais o movimento associativo estudantil português, em consequência da já longa luta de sobrevivência que tem tido que travar e das vitórias que tem alcançado, está exigindo para si próprio o esforço e estruturação teórica e prática que o afirmem definitivamente na sociedade portuguesa (...) é extremamente importante divulgar este texto que no essencial representa ainda hoje a declaração de princípios do Sindicalismo Estudantil".

  • Problemas Sociais dos Estudantes
    "Conclusões finais sobre os problemas sociais:

    1. Apesar de o estudante universitário ser um privilegiado, ¼ dos estudantes da Universidade de Lisboa tem emprego. Esta percentagem eleva-se para cerca de ⅓ no sexo masculino.
    2. Como segundo índice de dificuldades económicas o facto de a percentagem dos que “Provêm do seu sustento” ser superior à dos que trabalham para “Apenas auxílio”.
    3. As Escolas com Alunos Voluntários são as que apresentam maior percentagem de empregados.
    4. A correlação Emprego-Curso não é grande, em média, o que é novo indicativo de necessidades.
    5. Esta correlação é grande nas Escolas com Regime Voluntário, visto que correspondem ao tipo de emprego de uma zona urbana como é Lisboa
    6. Numa Escola ligada à Indústria como é o caso do IST a correlação é muito baixa, o que não seria de admitir, embora a área de Lisboa seja a mais industrializada do país.
      (...)
    7. Uma percentagem elevada de estudantes da Universidade de Lisboa são pessoas empregadas que aspiram a uma “promoção social”. Uma pequena percentagem ingressa na Universidade depois dos 25 anos".
Binómio n. 31.
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-66 · Item · 1967
Parte de Colecção José Laranjo

Temas principais deste número do Binómio:

  • "Declaração de Princípios do Sindicato Democrático dos Estudantes da Universidade de Madrid"

  • Situação Pedagógica - Laboratórios de Física
    "(...) Ora, é do conhecimento geral que nos Laboratórios de Física o rendimento tirado pelos alunos é extremamente baixo. Resulta isso de diversos factores: Falta de uma metodologia sistemática e bem definida; Falta de elementos de estudo; Reduzido material instrumental; Reduzido número de assistentes e Inconsciência da parte dos estudantes".

  • A Integração da Rapariga na Vida Associativa (Tese para o Dia do Estudante de 62/ Transcrito do jornal "O Mocho" de Maio de 1963)
    "A jovem universitária portuguesa é produto e encontra um condicionalismo social que, muito resumidamente, procuraremos caracterizar (...)"

  • 20 de janeiro
    "(...) A queda do 40.900 em janeiro de 1957 foi possível porque os estudantes, conscientes do perigo que ele representava para a Universidade, se uniram em torno das suas Associações e o combateram. O decreto 44.632 não é melhor para a Universidade que o seu antecessor, daí a necessidade de combatê-lo (...)".

  • Qual a orientação correcta do Binómio?
    "Para que a Associação cumpra a sua função de estrutura verdadeiramente representativa dos estudantes deve haver sempre uma interação mútua entre a associação e as massas, de tal modo que as aspirações, os desejos e as críticas dos estudantes determinem o trabalho associativo e inversamente, que o trabalho da associação constitua um factor de peso na formação da massa estudantil (...)".

Binómio n. 29.
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-65 · Item · 1968
Parte de Colecção José Laranjo

Temas principais deste número do Binómio:

  • Contradições académicas;
    "Repare-se no esquema geral dos discursos oficiais pronunciados por autoridades académicas nalgumas das aberturas solenes que todos os anos se desenrolam em Coimbra, Lisboa e Porto (...)".

  • Sobre a Secção Pedagógica da AEIST;
    " Completamente virada para as aspirações e necessidades dos estudantes, a Secção Pedagógica encontra-se integrada no meio estudantil. Tendo por base uma acção reivindicativa, ela não se limita a exigir procurando antes, através do diálogo com o corpo docente vias que levem, o mais rapidamente, à resolução dos múltiplos problemas".

  • As Associações de Estudantes
    " Na sequência do artigo " As Associações" inserto no número anterior, vamos analisar o caso particular das Associações de Estudantes seguindo um esquema semelhante (...)".

Binómio n. 33.
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-64 · Item · 1967
Parte de Colecção José Laranjo

Temas principais deste número do Binómio:

  • Acesso à Universidade, 73% da população (trabalhadores) fornece 5% dos alunos da Universidade Portuguesa
    "O problema do acesso ao ensino das camadas mais desfavorecidas, que constituem a maioria da população portuguesa, tem sido apontado como dos mais graves com que se debate a educação no nosso país (...) Este artigo tem a intenção de chamar a atenção de estudantes e professores para o problema (...)".
Binómio n. 30.
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-63 · Item · 1967
Parte de Colecção José Laranjo

Temas principais deste número do Binómio:

  • 832 bolsas de estudo para estrangeiros, 400 para universitários portugueses?
    No ano escolar de 1964-65, previu-se a entrega de 400 bolsas a estudantes universitários, num universo de 30000 alunos. Comparação com França, onde há cerca de 400000 alunos inscritos no ensino superior e 100000 bolsas para oferecer, e existem 48000 quartos para alojar estudantes. Na Bélgica, 60000 contos destinados a bolsas - se cada bolsa fosse de 12000 escudos, daria um total de 5000 bolsas, para um total de 20000 estudantes. Comparação dos rendimentos anuais por habitante em Portugal, Itália, Grécia e Espanha.

  • Vamos escrever para o Binómio
    "(...) Vamos procurar que essas dúvidas e críticas apareçam no Binómio, vamos incentivar os colaboradores a escrever, vamos responder às sugestões e perguntas que aparecem em cada instante. Nesse caminho consideramos importante a colaboração dos Delegados de Curso. Disso se encarregou a Direcção através da Junta de Delegados".

Binómio n. 14.
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-62 · Item · 1965-3-31
Parte de Colecção José Laranjo

Temas principais deste número do Binómio:

  • Entrevista a Mário Lino;
    "Mário Lino, Presidente eleito da AEIST, preso no dia 21 de janeiro, foi posto em liberdade no dia 19 de março. A sua prisão coincidiu com a de 26 colegas.
    A justificação de tais prisões foi revelada na nota oficiosa do Ministério do Interior, publicada em todos os jornais diários e divulgada pela rádio e TV. Nela Mário Lino era acusado de pertencer ao Partido Comunista português utilizando o pseudónimo de “Milo”. Entretanto, os mesmos meios de comunicação que tornaram público essas acusações nada disseram da libertação do presidente da nossa Associação, o que nos surpreende, dado que pensamos ser à Imprensa que compete esclarecer, e informar o público.”

  • Proibição do Dia Nacional do Estudante
    "Proibido o Dia do Estudante, como já tinha acontecido em 1962, 1963 e 1964. “Em alguns anos o próprio Ministério contribuiu para as despesas do Dia do Estudante. A partir de 1962, as coisas modificaram-se completamente. O que era bom, digno, louvável passou a ser atacado, proibido, reprimido. Uma vez mais, este ano tal sucedeu.”

  • Inquérito à Universidade
    Ministro da Educação Nacional mandou abrir um Inquérito à Universidade: “Desde a ausência de instalações desportivas, lares, cantinas, etc., à desaptação do nosso ensino, ao clima de insegurança que se verifica na Universidade devido a prisões arbitrárias e a torturas aos nossos colegas detidos, à provocação vil de alguns elementos perniciosos da Universidade que assaltam associações e colegas nossos, munidos de matracas com que defendem a sua cobardia, muito teria o senhor desembargador que anotar e relatar.”

  • PIDE ou a LEI?
    “Com efeito se era já do conhecimento geral que aceitar cargos de chefia nas AE equivalia a um passaporte para uma prisão política, que os mais elementares direitos humanos reconhecidos universalmente por todas as autoridades morais do nosso tempo, a começar pela Igreja Católica são descaradamente violadas em Portugal pelas forças ditas da ordem, que em nome da Civilização Cristã e Ocidental se prendem, espancam e torturam cristãos e não cristãos rapazes e raparigas cujo único crime se resume em quererem ser conscientes e livres (...)".

Binómio n. 13.
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-61 · Item · 1965-3-18
Parte de Colecção José Laranjo

Temas principais deste número do Binómio:

  • Anormalidade no Curso de Máquinas
    Nota do Delegado de Curso do 4º ano de máquinas sobre a cadeira semestral de Aerodinâmica do 4º ano de Máquinas. Na nota diz-se: "Verifica-se o facto de estarem a ser dados 2 cursos diferentes, à mesma hora e em duas salas de aulas, pelos dois regentes: o cessante, Doutor Varela Cid; e o nomeado Capitão Passos Morgado. Espera-se o regresso do Sr. Director para completo esclarecimento da anormalidade".

  • Prisões
    "A acrescentar ao número já bastante elevado de colegas detidos, há a referir e a lamentar (...) a prisão de mais 4 colegas: Brito Mendes (Ciências) actualmente a cumprir serviço militar; José Eduardo Bento (Liceus); José Alberto Caeiro - Presidente da CPA das escolas Técnicas; Jorge Manuel Tavares da Silva (Liceus)".

  • Carta de apoio assinada por várias personalidades francesas, incluindo Sartre, dirigida ao ministro da educação nacional.

  • Bailes de Carnaval
    "Como em anos anteriores pretendeu a AEIST realizar as festas de convívio habituais neste período de Carnaval. A semelhança do que então se passava, não cuidou encontrar obstáculos a tal iniciativa que lhe pareceu digna do melhor acolhimento por parte das autoridades competentes. Tal não aconteceu. Não entendeu o Director desta Escola dever aprovar tais realizações que, segundo ele, apenas contribuem para a corrupção moral da Juventude. E desta maneira ficaram os estudantes privados da possibilidade de se reunirem de forma simples e alegre".

Binómio n. 11.
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-58 · Item · 1965-2-10
Parte de Colecção José Laranjo

Temas principais deste número do Binómio:

  • Plenário
    "Na Cidade Universitária, realizou-se, na quinta-feira passada, mais uma assembleia Plenária dos estudantes de Lisboa".

  • Noticiário Interno - Secção Cultural
    "Foram oferecidos à secção cultural do AEIST, pela Fundação Calouste Gulbenkian, bilhetes para o 2º Festival de Cinema de Lisboa, que serão distribuídos pelos sócios interessados" .

  • Porque uma secção fotográfica numa escola de engenharia?
    "Pois muito bem, é a isto mesmo que iremos responder, aproveitando esta ocasião que o Binómio nos oferece, para mais uma vez divulgar o que é a secção fotográfica da nossa escola".