O Arquivo Manuel de Lucena contém um conjunto heterogéneo de documentos produzidos e acumulados no decurso das suas actividades científicas e académicas. Destaca-se os projectos de investigação: sobre a extinção dos grémios da lavoura e suas federações (1977-78); o processo português de reforma agrária (1979-1984); os Organismos de Coordenação Económica (OCE) (1977-2015); Interesses organizados e institucionalização da democracia em Portugal (1984-1993?); Descolonização Portuguesa (1995-2003); Investigação sobre corporativismo, coordenação económica e previdência social para entradas no Dicionário de História de Portugal (1977-2000).
Lucena, Manuel de.Boletim da Associação dos estudantes do Instituto Superior Técnico, nº 3. Dezembro 1963.
Diretor: J. Guimarães Morais; Administrador: Rui Silva Neves.
Temas principais deste número:
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Carta aberta aos novos alunos
“No atual estado em que se encontra o ensino no nosso país é sabido que o estudante do ensino secundário não é fruto de qualquer preocupação no que respeita à formação do seu caráter. Também nada se faz para criar no espírito jovem a vontade de estudar com outro objetivo que não seja o resultado do exame". -
Legalização da AEIST
“Independentemente da injustiça que tal suspensão [dos corpos gerentes das Associações dos Estudantes de Lisboa] representou, o processo de regresso à normalidade delineado pelas autoridades ministeriais, apresenta-se-nos com defeitos graves, que poderiam ter ocasionado, ou poderão ainda ocasionar perturbações nocivas na vida académica (...) As Associações Académicas, reconheça-o ou não o Ministério, são elementos de valor na melhoria das condições gerais do trabalho escolar, ou contribuem mesmo de modo meritório para o progresso técnico-científico dos setores da atividade nacional para cujos serviços a respetiva Escola prepara os futuros profissionais". -
Considerações sobre o movimento estudantil.
“O trabalho de consciencialização dos estudantes por uma teorização e perspetivação do movimento associativo, acompanhado de um trabalho construtivo em todos os ramos de atividades das Associações está por fazer. Disto se tentam aproveitar as minorias anti-associativas, com os seus slogans e ações provocadoras, para gerar a confusão e espalhar nos estudantes a desconfiança no movimento associativo e em particular nos seus dirigentes".
Boletim da Associação dos estudantes do Instituto Superior Técnico, nº 5. Março 1964.
Diretor: J. Guimarães Morais; Administrador: Rui Silva Neves.
Temas principais deste número:
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Editorial
"As Associações de Estudantes existem para resolver, a curto prazo, os problemas dos estudantes, enquanto estudantes (...)". -
Entrevista ao diretor José Manuel Portas (diretor da Secção de folhas)
“No entanto, tem-se verificado ultimamente o aparecimento de alguns “pseudo-colegas” que só o são por pisarem o mesmo edifício que nós os quais, em vez de prestarem o seu apoio à comunidade de estudantes do IST no que diz respeito à secção de folhas, pretendem combater a secção e sobre ela lançar o descrédito, espalhando “falsos boatos” reveladores da mentalidade de quem os levanta.” -
Reforma do ensino
"A necessidade da reforma do ensino vai-se radicando, cada vez mais, em todos os que, sentido os reflexos da organização Pedagógica, sofrem as suas consequências". -
Dia Do Estudante de 1964
"Vão as Associações de Estudantes realizar este ano, de novo, o Dia do Estudante. É uma decisão justa, cremos (...)".
Temas principais deste número do Binómio:
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A Carta de Grenoble
"Numa altura em que mais e mais o movimento associativo estudantil português, em consequência da já longa luta de sobrevivência que tem tido que travar e das vitórias que tem alcançado, está exigindo para si próprio o esforço e estruturação teórica e prática que o afirmem definitivamente na sociedade portuguesa (...) é extremamente importante divulgar este texto que no essencial representa ainda hoje a declaração de princípios do Sindicalismo Estudantil". -
Problemas Sociais dos Estudantes
"Conclusões finais sobre os problemas sociais:- Apesar de o estudante universitário ser um privilegiado, ¼ dos estudantes da Universidade de Lisboa tem emprego. Esta percentagem eleva-se para cerca de ⅓ no sexo masculino.
- Como segundo índice de dificuldades económicas o facto de a percentagem dos que “Provêm do seu sustento” ser superior à dos que trabalham para “Apenas auxílio”.
- As Escolas com Alunos Voluntários são as que apresentam maior percentagem de empregados.
- A correlação Emprego-Curso não é grande, em média, o que é novo indicativo de necessidades.
- Esta correlação é grande nas Escolas com Regime Voluntário, visto que correspondem ao tipo de emprego de uma zona urbana como é Lisboa
- Numa Escola ligada à Indústria como é o caso do IST a correlação é muito baixa, o que não seria de admitir, embora a área de Lisboa seja a mais industrializada do país.
(...) - Uma percentagem elevada de estudantes da Universidade de Lisboa são pessoas empregadas que aspiram a uma “promoção social”. Uma pequena percentagem ingressa na Universidade depois dos 25 anos".
Temas principais deste número do Binómio:
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"Declaração de Princípios do Sindicato Democrático dos Estudantes da Universidade de Madrid"
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Situação Pedagógica - Laboratórios de Física
"(...) Ora, é do conhecimento geral que nos Laboratórios de Física o rendimento tirado pelos alunos é extremamente baixo. Resulta isso de diversos factores: Falta de uma metodologia sistemática e bem definida; Falta de elementos de estudo; Reduzido material instrumental; Reduzido número de assistentes e Inconsciência da parte dos estudantes". -
A Integração da Rapariga na Vida Associativa (Tese para o Dia do Estudante de 62/ Transcrito do jornal "O Mocho" de Maio de 1963)
"A jovem universitária portuguesa é produto e encontra um condicionalismo social que, muito resumidamente, procuraremos caracterizar (...)" -
20 de janeiro
"(...) A queda do 40.900 em janeiro de 1957 foi possível porque os estudantes, conscientes do perigo que ele representava para a Universidade, se uniram em torno das suas Associações e o combateram. O decreto 44.632 não é melhor para a Universidade que o seu antecessor, daí a necessidade de combatê-lo (...)". -
Qual a orientação correcta do Binómio?
"Para que a Associação cumpra a sua função de estrutura verdadeiramente representativa dos estudantes deve haver sempre uma interação mútua entre a associação e as massas, de tal modo que as aspirações, os desejos e as críticas dos estudantes determinem o trabalho associativo e inversamente, que o trabalho da associação constitua um factor de peso na formação da massa estudantil (...)".
Temas principais deste número do Binómio:
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Contradições académicas;
"Repare-se no esquema geral dos discursos oficiais pronunciados por autoridades académicas nalgumas das aberturas solenes que todos os anos se desenrolam em Coimbra, Lisboa e Porto (...)". -
Sobre a Secção Pedagógica da AEIST;
" Completamente virada para as aspirações e necessidades dos estudantes, a Secção Pedagógica encontra-se integrada no meio estudantil. Tendo por base uma acção reivindicativa, ela não se limita a exigir procurando antes, através do diálogo com o corpo docente vias que levem, o mais rapidamente, à resolução dos múltiplos problemas". -
As Associações de Estudantes
" Na sequência do artigo " As Associações" inserto no número anterior, vamos analisar o caso particular das Associações de Estudantes seguindo um esquema semelhante (...)".
Temas principais deste número do Binómio:
- Acesso à Universidade, 73% da população (trabalhadores) fornece 5% dos alunos da Universidade Portuguesa
"O problema do acesso ao ensino das camadas mais desfavorecidas, que constituem a maioria da população portuguesa, tem sido apontado como dos mais graves com que se debate a educação no nosso país (...) Este artigo tem a intenção de chamar a atenção de estudantes e professores para o problema (...)".
Temas principais deste número do Binómio:
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832 bolsas de estudo para estrangeiros, 400 para universitários portugueses?
No ano escolar de 1964-65, previu-se a entrega de 400 bolsas a estudantes universitários, num universo de 30000 alunos. Comparação com França, onde há cerca de 400000 alunos inscritos no ensino superior e 100000 bolsas para oferecer, e existem 48000 quartos para alojar estudantes. Na Bélgica, 60000 contos destinados a bolsas - se cada bolsa fosse de 12000 escudos, daria um total de 5000 bolsas, para um total de 20000 estudantes. Comparação dos rendimentos anuais por habitante em Portugal, Itália, Grécia e Espanha. -
Vamos escrever para o Binómio
"(...) Vamos procurar que essas dúvidas e críticas apareçam no Binómio, vamos incentivar os colaboradores a escrever, vamos responder às sugestões e perguntas que aparecem em cada instante. Nesse caminho consideramos importante a colaboração dos Delegados de Curso. Disso se encarregou a Direcção através da Junta de Delegados".
Temas principais deste número do Binómio:
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Entrevista a Mário Lino;
"Mário Lino, Presidente eleito da AEIST, preso no dia 21 de janeiro, foi posto em liberdade no dia 19 de março. A sua prisão coincidiu com a de 26 colegas.
A justificação de tais prisões foi revelada na nota oficiosa do Ministério do Interior, publicada em todos os jornais diários e divulgada pela rádio e TV. Nela Mário Lino era acusado de pertencer ao Partido Comunista português utilizando o pseudónimo de “Milo”. Entretanto, os mesmos meios de comunicação que tornaram público essas acusações nada disseram da libertação do presidente da nossa Associação, o que nos surpreende, dado que pensamos ser à Imprensa que compete esclarecer, e informar o público.” -
Proibição do Dia Nacional do Estudante
"Proibido o Dia do Estudante, como já tinha acontecido em 1962, 1963 e 1964. “Em alguns anos o próprio Ministério contribuiu para as despesas do Dia do Estudante. A partir de 1962, as coisas modificaram-se completamente. O que era bom, digno, louvável passou a ser atacado, proibido, reprimido. Uma vez mais, este ano tal sucedeu.” -
Inquérito à Universidade
Ministro da Educação Nacional mandou abrir um Inquérito à Universidade: “Desde a ausência de instalações desportivas, lares, cantinas, etc., à desaptação do nosso ensino, ao clima de insegurança que se verifica na Universidade devido a prisões arbitrárias e a torturas aos nossos colegas detidos, à provocação vil de alguns elementos perniciosos da Universidade que assaltam associações e colegas nossos, munidos de matracas com que defendem a sua cobardia, muito teria o senhor desembargador que anotar e relatar.” -
PIDE ou a LEI?
“Com efeito se era já do conhecimento geral que aceitar cargos de chefia nas AE equivalia a um passaporte para uma prisão política, que os mais elementares direitos humanos reconhecidos universalmente por todas as autoridades morais do nosso tempo, a começar pela Igreja Católica são descaradamente violadas em Portugal pelas forças ditas da ordem, que em nome da Civilização Cristã e Ocidental se prendem, espancam e torturam cristãos e não cristãos rapazes e raparigas cujo único crime se resume em quererem ser conscientes e livres (...)".
Temas principais deste número do Binómio:
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Anormalidade no Curso de Máquinas
Nota do Delegado de Curso do 4º ano de máquinas sobre a cadeira semestral de Aerodinâmica do 4º ano de Máquinas. Na nota diz-se: "Verifica-se o facto de estarem a ser dados 2 cursos diferentes, à mesma hora e em duas salas de aulas, pelos dois regentes: o cessante, Doutor Varela Cid; e o nomeado Capitão Passos Morgado. Espera-se o regresso do Sr. Director para completo esclarecimento da anormalidade". -
Prisões
"A acrescentar ao número já bastante elevado de colegas detidos, há a referir e a lamentar (...) a prisão de mais 4 colegas: Brito Mendes (Ciências) actualmente a cumprir serviço militar; José Eduardo Bento (Liceus); José Alberto Caeiro - Presidente da CPA das escolas Técnicas; Jorge Manuel Tavares da Silva (Liceus)". -
Carta de apoio assinada por várias personalidades francesas, incluindo Sartre, dirigida ao ministro da educação nacional.
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Bailes de Carnaval
"Como em anos anteriores pretendeu a AEIST realizar as festas de convívio habituais neste período de Carnaval. A semelhança do que então se passava, não cuidou encontrar obstáculos a tal iniciativa que lhe pareceu digna do melhor acolhimento por parte das autoridades competentes. Tal não aconteceu. Não entendeu o Director desta Escola dever aprovar tais realizações que, segundo ele, apenas contribuem para a corrupção moral da Juventude. E desta maneira ficaram os estudantes privados da possibilidade de se reunirem de forma simples e alegre".
Temas principais deste número do Binómio:
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Plenário
"Na Cidade Universitária, realizou-se, na quinta-feira passada, mais uma assembleia Plenária dos estudantes de Lisboa". -
Noticiário Interno - Secção Cultural
"Foram oferecidos à secção cultural do AEIST, pela Fundação Calouste Gulbenkian, bilhetes para o 2º Festival de Cinema de Lisboa, que serão distribuídos pelos sócios interessados" . -
Porque uma secção fotográfica numa escola de engenharia?
"Pois muito bem, é a isto mesmo que iremos responder, aproveitando esta ocasião que o Binómio nos oferece, para mais uma vez divulgar o que é a secção fotográfica da nossa escola".