Mostrar 122 resultados

Descrição arquivística
45 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais
Binómio n. 16.
PT/AHS-ICS/VMF-ME-AEIST-15 · Item · 1965-5-18
Parte de Colecção Vítor Matias Ferreira

Boletim da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico.

Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)
Binómio n. 19.
PT/AHS-ICS/VMF-ME-AEIST-18 · Item · 1966-03-19
Parte de Colecção Vítor Matias Ferreira

Temas principais deste número do Binómio:

  • Educação dos Estudantes;
    "(...) Também é sabido de todos que as Associações de estudantes se propõem educar os estudantes. Daqui se conclui que para se operar essa educação é necessário atender a duas coisas: uma, é a realidade humana que constitui o jovem estudante, no qual vão actuar os princípios educativos; outra, é a oportunidade desses princípios educativos (...).

  • Há associação em Ciências?
    " (...) depoimento dum caloiro de ciências: Associação?... Na Faculdade de Ciências?...Ah! Talvez seja aquele edifício no qual nunca mais acabam as obras. Seria esta a minha resposta se um mês antes me tivessem feito essa pergunta. Mas dezenas de Caloiros da Faculdade de Ciências ainda pensam assim. Eu mesmo pouco sei agora."

Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)
Binómio n. 23.
PT/AHS-ICS/VMF-ME-AEIST-22 · Item · 1966-10
Parte de Colecção Vítor Matias Ferreira

Temas principais deste número do Binómio:

  • Universidade... um mar de rosas;
    "É hábito a nossa Associação, nas suas publicações, referir-se aos "problemas" do estudante. Por outro lado, os alunos têm o hábito de se "marimbar" neles e nas soluções que nós propomos. Logo, ou o nosso ensino é um mar de rosas e os "associativos" andam a inventar questões que não se põem ou então esses problemas existem mesmo (...) Mas vejamos: até talvez não existam tantos problemas. Claro que há 75% de chumbos a Matemáticas Gerais, 74% de chumbos a Química Geral, 68% de chumbos a Geometria Descritiva (segundo estatística de 1962-63), mas será isto um problema? Não, claro que não.”

  • Guia do Novo Aluno
    "Entraste n Universidade e começar agora a ouvir falar da tua Associação. Compras as folhas por ela editadas. lês o seu boletim, tomas as tuas refeições na Cantina, etc. Sobre a orientação e as finalidades que as Associações se propõem tratarão artigos futuros neste boletim; por ora limitamo-nos a referir os seus órgãos (...)".

Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)
Sobre o trabalho das secções.
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-11 · Item · 1963-10
Parte de Colecção José Laranjo

Descrição das actividades realizadas pelas secções e proposta de reorganização.

Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)
O que é a AEIST.
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-40 · Item · s.d.
Parte de Colecção José Laranjo

Panfleto sobre a organização e actividades da AEIST.

Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)
Binómio n. 2.
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-52 · Item · 1964-11-11
Parte de Colecção José Laranjo
Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)
Binómio n. 6.
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-55 · Item · 1964-12-10
Parte de Colecção José Laranjo
Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)
Binómio n. 7.
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-57 · Item · 1965-1-21
Parte de Colecção José Laranjo
Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)
Binómio n. 31.
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-66 · Item · 1967
Parte de Colecção José Laranjo

Temas principais deste número do Binómio:

  • "Declaração de Princípios do Sindicato Democrático dos Estudantes da Universidade de Madrid"

  • Situação Pedagógica - Laboratórios de Física
    "(...) Ora, é do conhecimento geral que nos Laboratórios de Física o rendimento tirado pelos alunos é extremamente baixo. Resulta isso de diversos factores: Falta de uma metodologia sistemática e bem definida; Falta de elementos de estudo; Reduzido material instrumental; Reduzido número de assistentes e Inconsciência da parte dos estudantes".

  • A Integração da Rapariga na Vida Associativa (Tese para o Dia do Estudante de 62/ Transcrito do jornal "O Mocho" de Maio de 1963)
    "A jovem universitária portuguesa é produto e encontra um condicionalismo social que, muito resumidamente, procuraremos caracterizar (...)"

  • 20 de janeiro
    "(...) A queda do 40.900 em janeiro de 1957 foi possível porque os estudantes, conscientes do perigo que ele representava para a Universidade, se uniram em torno das suas Associações e o combateram. O decreto 44.632 não é melhor para a Universidade que o seu antecessor, daí a necessidade de combatê-lo (...)".

  • Qual a orientação correcta do Binómio?
    "Para que a Associação cumpra a sua função de estrutura verdadeiramente representativa dos estudantes deve haver sempre uma interação mútua entre a associação e as massas, de tal modo que as aspirações, os desejos e as críticas dos estudantes determinem o trabalho associativo e inversamente, que o trabalho da associação constitua um factor de peso na formação da massa estudantil (...)".

Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)