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Descrição arquivística
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A Liga Portuguesa do Ensino e da Cultura Popular
PT/AHS-ICS/JL-TPE-01 · Item · 1968
Parte de Colecção José Laranjo

Número especial de boletim de informação internacional sobre a razão de ser e a luta da liga; aspetos da emigração portuguesa em França; grupo de teatro da liga.

Liga Portuguesa do Ensino e da Cultura Popular
Atividade Profissional
PT/AHS-ICS/GQ-01AP · Secção · 1962-2000
Parte de Coleção Glicinia Quartin

Junta documentos, de natureza vária, que atestam a atividade de atriz e de professora de teatro de Glicínia Quartin. O período abrangido por esse conjunto de documentos vai da sua formação na Itália, entre 1962 e 1965, no Studio di Arti Sceniche de Alessandro Fersen em Roma, até às colaborações com várias companhias de teatro e produções cinematográficas em Portugal, celebradas já em finais da década de 90, passando pela atividade de docente na Escola Superior de Teatro e Cinema entre a década de 70 e 90.

Atividade Teatral e Cinema
PT/AHS-ICS/GQ-01AP-01AT · Subsecção · 1962-1998
Parte de Coleção Glicinia Quartin

Conjunto de documentos relativos à formação teatral de Glicínia Quartin em Roma, a participação de Glicínia Quartin no Teatro Experimental de Cascais, noutras companhias de teatro e no cinema.

Aulas de Teatro
PT/AHS-ICS/GQ-01AP-02AD-01AUL · Subsubsecção · 1973-1992
Parte de Coleção Glicinia Quartin

Conjunto diversificado que engloba documentos manuscritos e datilografados, em que se destacam, pelo número, planificações de aulas e fichas de alunos. Os documentos presentes nesta secção proporcionam informações concretas sobre a atividade didática implementada por Glicínia Quartin, no âmbito do teatro, ao mesmo tempo que revelam o interesse da atriz não só pelo ensino do teatro enquanto atividade artística, mas também pelo teatro como meio de educação. A isso, acrescenta uma pasta contendo materiais relativos ao curso de New Music in Action que a atriz frequentou em York em 1976. Encontramos os seguintes documentos:

  • um conjunto de quatro pastas organizado, pela própria Glicínia, da seguinte maneira: uma pasta contendo fichas de alunos com fotos; uma pasta denominada “Lições para arquivar” e outra “Apontamentos Aulas”, as duas contendo apontamentos e planificações de aulas; uma pasta contendo o relatório da disciplina “Teoria do Jogo Dramático”. O material contido nessas quatro pastas data de 1973 a 1975.

  • Lei de Teatro. Proposta de lei datilografada, com apontamentos à margem do texto, sem data. Pela referência ao 25 de abril e à Lei Constitucional 3/74, percebe-se que o texto é posterior a 1974.

  • Um caderno contendo apontamentos e planificações de aulas do ano 1975.

  • Um conjunto de resumos bibliográficos, sem data.

  • Uma pasta contendo materiais relativos ao curso New Music in Action (1976).

  • Um exemplar do livro de Marie Elisabeth Dienesch, Jeu dramatique et éducation (1977), copilação de textos sobre teatro pedagógico.

  • Os programas do 9º ano da disciplina de Teatro para o Curso Superior Unificado, do ano letivo 1977-1978.

  • Uma pasta contendo fichas de avaliação dos alunos inscritos na Escola de Formação de Professores e Educação pela Arte, relativas ao ano 1979, e ficha de inscrição do aluno José Eduardo dos Santos Espada, atualmente Professor Coordenador da Área Científica de Técnicas Teatrais da Escola Superior de Teatro e Cinema.

  • Conjunto de folhas avulsas sem data, contendo apontamentos para aulas teóricas de teatro.

  • Apontamentos para aulas e fichas de alunos, relativos à disciplina de Interpretação para o ano letivo 1987-1988.

  • Estatutos da Escola Superior de Teatro e Cinema. Conjunto de documentos incompletos e sem data. Não foi possível remontar à data, contudo, a referência à Lei nº 54/90 dos Estatutos do Instituto Politécnico de Lisboa indica que se trata de um documento produzido posteriormente.

  • Conjunto de 7 blocos de notas manuscritas contendo apontamentos, esboços de peças, planificação de aulas e avaliações de alunos. Embora não sejam todos datados, as datas que foi possível levantar nos blocos remetem a um lapso temporal incluído entre 1981 e 1992.

  • Projeto para discussão pública “Autonomia e Gestão das Escolas”, com data janeiro de 1998.

  • Conjunto de textos teóricos sobre o teatro.

Itália
PT/AHS-ICS/GQ-01AP-01AT-01ITA · Subsubsecção · 1962-1965
Parte de Coleção Glicinia Quartin

Conjunto de textos que comprovam a passagem de Glicínia Quartin pela Itália entre 1962 e 1965, onde esteve a estudar no Studio di Arti Sceniche de Alessandro Fersen, em Roma. Numa entrevista com Anabela Mota Ribeiro, realizada em 2004, Glicínia afirma ter optado por essa escola por não saber falar italiano, sendo esta uma das poucas instituições a aceitar alunos estrangeiros, ao seguir o método Stanislavski que privilegia a expressão corporal face à linguística. Além de alguns apontamentos manuscritos e uma poesia em língua italiana datilografada, encontra-se uma série de “conversas/conversazioni” da Glicínia sobre a cultura italiana, algumas das quais em língua italiana. Pelas marginálias presentes nalguns desses textos, percebe-se que se trata de trabalhos realizados por conta da secção internacional da RAI – Radiotelevisione Italiana. No mesmo conjunto, encontram-se também uma brochura em língua francesa sobre cerâmica italiana e o programa da Accademia Nazionale d’Arte Drammatica.

Objetos
PT/AHS-ICS/GQ-02DP-01OBJ · Subsecção · s.d.
Parte de Coleção Glicinia Quartin

Consta dos seguintes objetos:

  • Uma caixa retangular azul, contendo 3 sapatos de criança.
  • Uma fita musical em formato magnético, procedente do Estúdio de gravação Musicorde (Lisboa).
  • Uma caixa contendo um livro de exposição, com data 4 de dezembro de 2000. Provavelmente, o livro diz respeito à exposição "Glicínia", inaugurada nessa data no Centro Cultural de Belém.
Atividade Didática
PT/AHS-ICS/GQ-01AP-02AD · Subsecção · 1973-2000
Parte de Coleção Glicinia Quartin

Testemunha a atividade profissional de Glicínia Quartin na qualidade de professora, junto da Escola Superior de Teatro e Cinema, regida até 1983 pelo Conservatório Nacional e, depois, pelo Instituto Politécnico de Lisboa. Este conjunto de documentos abrange não apenas a atividade didática de Glicínia, como também as atividades de divulgação dos métodos de ensino experimentados pelo movimento “Educação pela Arte” em Portugal, do qual a atriz foi promotora até depois do fim da sua carreira de professora.