Item 008 - Mensário II, n. 8 :: abr24 :: Especial 50 anos do 25 de Abril

Open original Objeto digital

Zona de identificação

Código de referência

PT-AHS-ICS-DIV-05-008

Título

Mensário II, n. 8 :: abr24 :: Especial 50 anos do 25 de Abril

Data(s)

  • 2024-04 (Produção)

Nível de descrição

Item

Dimensão e suporte

publicação digital, pdf

Zona do contexto

Nome do produtor

(1984-)

História biográfica

Nome do produtor

(1954-)

História biográfica

Nascido no Porto, João de Pina-Cabral passou a sua juventude em Moçambique, onde o seu pai era missionário. Motivado por essa experiência, decidiu estudar antropologia social em Joanesburgo (BA Hons 1977, Univ. Witwatersrand, África do Sul). Mais tarde, doutorou-se em Oxford (1982) com uma tese sobre a visão do mundo camponesa do Alto Minho. Encontra-se entre os fundadores do curso de Antropologia do ISCTE, tendo entrado permanentemente no ICS em 1986, onde hoje é Investigador Coordenador. Foi Professor Visitante em várias universidades no Brasil, em Espanha, Moçambique, Macau e Estados Unidos da América.

A sua vasta obra trata em particular das relações entre o pensamento simbólico e o poder; a pessoa e o parentesco numa perspetiva comparativa; e a etnicidade em contextos pós-coloniais. O seu primeiro trabalho etnográfico foi sobre a sociedade rural do Alto Minho. Em seguida, desenvolveu vários projectos de estudo sobre a família no sul da Europa abordada de uma perspectiva comparativa. Na década de 90, prolongou o seu interesse nestas questões para abordar a relação entre família e etnicidade entre os euroasiáticos de Macau".

Entre 2012 e 2015, foi Diretor da Escola de Antropologia e Conservação da Universidade de Kent (Reino Unido). Em 2020, tornou-se Professor Emérito de Antropologia Social nessa Universidade e voltou a reintegrar o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Entidade detentora

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Produção própria do AHS.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Número especial 50 anos do 25 abril, com destaque para documentação com acesso digital recente: Luta Popular (jornal do MRPP, 1971) da coleção José Laranjo, com presença na exposição de longa duração do Museu Nacional Resistência e Liberdade, no Forte de Peniche; Binómio (jornal da AEIST, 1964-1987) que se encontra nos fundos José Barreto, José Laranjo, Maria Teresa Reis e Vítor Matias Ferreira, presente na exposição temporária "Estudantes de Abril", organizada pelo jornal Diferencial (AEIST).
Inclui ainda a escolha do arquivista, com foco na visibilidade de Catarina Eufémia através da música de Intervenção; as exposições "Há Sempre Alguém que Diz Não" (Câmara Municipal de Grândola) e "Estudantes de Abril" (Jornal Diferencial, AEIST), a decorrer em abril de 2024 e a exposição “A Paz, o Pão, Habitação…”: Valores de Abril em Autocolantes (Arquivo de História Social/ICS) a decorrer entre maio e setembro de 2024. Conta, também, com uma chamada para trabalhos para o Congresso "A Imprensa de Exílio(s)".

Este número do Mensário divulga ainda o Fundo Manuel António Bôto, com o contributo de Patrick Figueiredo, estudante de doutoramento em História no PIUDHIST. O autor foca-se no diário "Memórias da Guerra Civil de Espanha", fotocópia de um texto datilografado em São Paulo, entre 1960 e 1966, pelo ex-militante anarco-sindicalista e ex-agente secreto da república espanhola. Inclui também a divulgação das novidades no catálogo do AHS, com texto da autoria do antropólogo João Pina-Cabral intitulado "Núcleo Euroasiáticos em Macau: recolhas de campo de João Pina-Cabral (1989-91)".

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

pdf.

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português

Sistema de escrita do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    Instrumentos de descrição

    Zona de documentação associada

    Existência e localização de originais

    Existência e localização de cópias

    Unidades de descrição relacionadas

    Zona das notas

    Identificador(es) alternativo(s)

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso - Local

    Pontos de acesso - Nomes

    Pontos de acesso de género (tipologias documentais)

    Identificador da descrição

    Identificador da instituição

    Regras ou convenções utilizadas

    Estatuto

    Nível de detalhe

    Datas de criação, revisão, eliminação

    Línguas e escritas

      Script(s)

        Fontes

        Objeto digital (Matriz) zona de direitos

        Objeto digital (Referência) zona de direitos

        Objeto digital (Ícone) zona de direitos

        Área de ingresso