PCP (m-l) - Partido Comunista de Portugal (marxista-leninista)

Zona de identificação

tipo de entidade

Pessoa coletiva

Forma autorizada do nome

PCP (m-l) - Partido Comunista de Portugal (marxista-leninista)

Forma(s) paralela(s) de nome

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

datas de existência

1970-1975

história

Com origem na FAP/CMLP, o Partido Comunista de Portugal (marxista-leninista) [PCP (m-l)] é formado em 1970, no V Congresso (reconstitutivo) do partido comunista, embora apenas em 1971 o facto tenha sido tornado público. O PCP (m-l), reclamando-se como o “verdadeiro” partido comunista, desenvolverá, antes do 25 de Abril, importante actuação na emigração, nomeadamente em França, editando o jornal “O Salto”. No meio estudantil português actuava através da União dos Estudantes Comunistas Marxistas-Leninistas [UEC (m-l)], cujos elementos eram conhecidos como os “Pops”, dinamizando ainda os CLAC’s (Comités de Acção Anti-colonial). Uma série de divergências internas levam a que o PCP (m-l) em 1974 se cinda em duas facções, “Mendes” e “Vilar”, que se constituem como partidos distintos reclamando-se do mesmo nome.

"A sua origem remonta a 1956 quando se dá uma cisão no PCP. Alguns participantes desta cisão juntam-se a outros elementos de orientação marxista-leninista e criam em 1964 a Frente de Acção Popular e poucos meses depois o Comité Marxista-Leninista Português, que durou até 1970, data em que se formou o PCP (ML). A instauração de uma ditadura do proletariado e a salvaguarda da independência nacional são os seus objetivos primordiais.
Não querendo revelar quais os nomes dos seus militantes ao Supremo Tribunal de Justiça, não é admitido a concorrer às eleições para a Assembleia Constituinte. Inscreve-se oficialmente no Supremo Tribunal de Justiça em 26/03/1976. "Unidade Popular" era uma publicação sua. Não obstante não se encontrar formalmente extinto o partido não desenvolve qualquer atividade política." Comissão Nacional de Eleições, 2023-09: https://www.cne.pt/partido/partido-comunista-de-portugal-marxista-leninista

Locais

status legal

funções, ocupações e atividades