Intervenção dos Movimentos de Libertação das Colónias Portuguesas na 2.ª Conferência Internacional de Jurista sobre a Indochina (Alger, 26, 27 e 28 de Novembro de 1971): FRELIMO, MPLA, PAIGC. Intervenção de José Óscar Monteiro (FRELIMO). Edição da República da Zâmbia/Information & Tourist Bureau for Western Europe.
Information & Tourist Bureau for Western Europe - Republic of ZambiaRecorte de jornal
71 Descrição arquivística resultados para Recorte de jornal
Notícia sobre a morte do jovem José Luís Soares Pereira, em fuga para a França, publicada no Diário de Lisboa.
Recorte do jornal "Anti-Apartheid News" dedicado à guerra colonial. Março, 1968.
Anti-Apartheid NewsConjunto de recortes de imprensa com artigos de António Pinto Quartin sobre as colónias.
Inclui obituário
Junta documentos, de natureza vária, que atestam a atividade de atriz e de professora de teatro de Glicínia Quartin. O período abrangido por esse conjunto de documentos vai da sua formação na Itália, entre 1962 e 1965, no Studio di Arti Sceniche de Alessandro Fersen em Roma, até às colaborações com várias companhias de teatro e produções cinematográficas em Portugal, celebradas já em finais da década de 90, passando pela atividade de docente na Escola Superior de Teatro e Cinema entre a década de 70 e 90.
Conjunto de documentos relativos à formação teatral de Glicínia Quartin em Roma, a participação de Glicínia Quartin no Teatro Experimental de Cascais, noutras companhias de teatro e no cinema.
Fotografias recortadas de jornais, uma delas num bidonville em França.
Barreto, José3 desenhos de Neves e Sousa: Cacuaco, bairro de pescadores; musseques em Luanda; e Dondo. A data está impressa num deles
Conjunto de documentos que permite reconstruir, parcialmente, a trajetória profissional da atriz, ora como professora de teatro, ora como intérprete de peças. Além disso, encontram-se documentos de carácter pessoal, como postais e convites, que atestam a rede de relações afetivas e sociais de Glicínia Quartin, bem como a sua participação no MUD Juvenil na década de 40. Em termos profissionais, a coleção permite recuar até à estadia da atriz em Roma, onde frequentou a Scuola di Arti Sceniche de Alessandro Farsen, entre 1962 e 1965. A coleção permite, ainda, recolher informações parciais sobre um segmento da história da companhia Teatro Experimental de Cascais, com a qual Glicínia colaborou entre 1965-1968, e sobre as atividades do movimento Educação pela Arte em Portugal, ao qual a atriz aderiu aplicando os métodos de ensino promovidos por esse movimento. Finalmente, destaca-se na coleção o subfundo António José da Costa, contendo livros de peças teatrais relacionadas com a esfera educativa e o teatro infantojuvenil, publicadas entre 1953 e 1974.
Quartin, Glicínia Vieira.Comunicados, propostas, e folhas informativas, produzidos entre 1970 e 1984 por sindicatos de diversas empresas, tal como a Philips, a Caixa Geral de Depósitos (inclui período como Delegado na Junta de Salvação Nacional, 1974), ou o Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas; SAMS - Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas.
Pereira, Raúl da Silva.Imprensa nacional e internacional
Várias versões do mesmo texto, da autoria de Pinto Quartin. Inclui 2 recortes de imprensa sobre a mesma conferência
Contempla acção de MPLA, FRELIMO e PAIGC em Angola, Moçambique e Guiné-Bissau, respectivamente
Verde OlivoConjunto de recortes de imprensa fotocopiados sobre colonialismo em África.
Temas: Angola, Moçambique, África do Sul, Zâmbia, Uganda, Costa do Marfim, Líbia, Gana, Madagascar, URSS, NATO, Itália