Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1968-09 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
1 doc. (34 fl.); papel
Zona do contexto
Nome do produtor
História administrativa
A Organização de Solidariedade com os Povos de África, Ásia e América Latina (OSPAAAL) surgiu no início de 1966 na sequência da Primeira Conferência Tricontinental realizada em Janeiro daquele ano em Havana, Cuba, que reuniu mais de 500 representantes de cerca de 80 países socialistas, movimentos de guerrilha e anticoloniais, entre os quais organizações das ex-colónias portuguesas (Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe). Marcada pela Conferência de Bandung e pela solidariedade afro-asiática que pretende alargar à América Latina, a OSPAAAL deriva da Organização de Solidariedade com os Povos Afro-Asiáticos, conhecida como OSPAA e fundada em 1957.
Marxista, socialista, revolucionária, anti-imperialista e anticolonialista a OSPAAAL procurará apoiar diversas lutas de libertação pelo mundo ao longo de décadas.
Tanto a OSPAAAL como a sua publicação, a revista “Tricontinental”, produziram inúmeros cartazes e material de propaganda visual que se distinguem pelo experimentalismo, multiplicidade de técnicas usadas, riqueza do grafismo e qualidade do design.
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Havana: Secretariado Executivo da Organização de Solidariedade dos Povos de África, Ásia e América Latina. Setembro de 1968, Ano III, n.º 30. Contém artigos sobre Moçambique, o massacre de Pijiguiti, a Guiné