Área de elementos
Taxonomia
Código
Nota(s) de âmbito
Continente (2025-07, ip)
Continente (2025-07, ip)
Contém: Regulamento geral, regulamento das sessões do congresso e algumas teses apresentadas no Congresso. A chamada e o regulamento geral datam de abril de 1921, enquanto que as teses são de junho de 1921. O congresso realizou-se nos dias 10,11 e 12 de junho de 1921 na Sociedade de Geografia e foi convocado pela Federação Nacional das Cooperativas
Federação Nacional das CooperativasActas das sessões do encontro realizado em Praga entre 3 e 6 de Maio de 1967.
SEEPE - Secretariado dos Encontros dos Estudantes Portugueses no EstrangeiroDivulgação do encontro a decorrer em Varsóvia entre os dias 23 e 27 de Julho de 1967.
SEEPE - Secretariado dos Encontros dos Estudantes Portugueses no EstrangeiroCartaz do evento destaca colóquios sobre emigração e guerra colonial.
SEEPE - Secretariado dos Encontros dos Estudantes Portugueses no EstrangeiroEd. Direcção da Federação Nacional das Cooperativa / red. principal Armando Massano. - Lisboa : F.N.C., 1922-1925. -
Federação Nacional das CooperativasRelato da ocupação da Casa do Brasil em Paris.
Comité de Ocupação da Casa do BrasilFreitas, João, 2014, A casa do Povo Portuense (1900-1914). Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Dissertação de mestrado. Disponível em www:https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/76730
As Maisons du Peuple (Casas do Povo) foram uma das principais singularidades do movimento operário de cariz socialista. Estas eram um centro coordenador do
associativismo socialista, um modelo para o futuro da sociedade e um local de politização e socialização do operariado. As suas origens remontam ao cooperativismo belga do final do século XIX. Rapidamente, este modelo associativo se disseminou por toda a Europa. E Portugal não foi excepção. Logo em 1900, no Porto, cidade em que o movimento socialista era mais coeso, um grupo de operários decidiu criar a sua Casa do Povo à semelhança da original situada em Bruxelas.
Este estudo pretende estudar as origens, a organização interna e a evolução da Casa do Povo Portuense, no período anterior à Grande Guerra, bem como o papel que esta desempenhou no movimento socialista, a sua tarefa como centro disseminador do socialismo na região do Porto e como espaço de sociabilidade e politização do operariado local.
Número 2, encadernado com vários outros jornais / Redactor Principal: Santos Carvalho, Editor: Domingos Mourão
Comissão Organisadora da Conferência inter-sindical gráfica do norteLeninismo ou marxismo; questões de organização da revolução do proletariado.
Manchester University Socialist SocietyResumo da tese apresentada ao 2º Encontro Nacional de Imprensa Estudantil.
Morais, CarlosDinis, Beatriz e Faria, Tomás, A Literatura e os Estudantes na Luta Feminista e Antifascista. diferencial - o jornal dos estudantes do IST , 25 de março de 2024. https://diferencial.tecnico.ulisboa.pt/artigo/a-literatura-e-os-estudantes-na-luta-feminista-e-antifascista/
Comunicado de apoio à luta dos estudantes do Técnico e de Direito.
Esclarecimento à nação sobre a situação na universidade; os acontecimentos de 17 de Abril de 1969; objectivos da luta estudantil.
Associação Académica de CoimbraDetenção pela PIDE de Valentim Alexandre; medidas de protesto para exigir a sua libertação.
Associação Académica de CoimbraBandeira, Filomena (2020). "A Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário. Outra forma de fazer política: a propósito da reforma dos serviços escolares (1924-1935)" in Cadernos de História da Educação, v.19, n.1, pp.187-213.
Este artigo insere-se num projeto sobre Escolas e experiências de referência em Portugal no século XX e centra-se no estudo de uma instituição que desenvolve atividades educativas num quadro associativo e para as classes populares. Optámos por uma apresentação descritiva com a intenção de argumentar que a adoção e aplicação de um modelo educativo, inspirado na Educação Nova e conformado a um público específico, assentou numa estratégia sociopolítica, emergente das condições históricas do associativismo operário na primeira metade do século XX e da situação vivida no País com a crise da Primeira República, que desembocou no Estado Novo. No artigo explanamos o processo de reforma dos serviços escolares da Voz do Operário entre 1924-1935, não sem antes apresentarmos uma história sumária da Sociedade, desde o fim do século XIX até à década de 1950, com o objetivo de representar a associação na sua dimensão, atividade e significado social.
Alerta e denúncia da substituição das direcções das associações de estudantes em Portugal por elementos colocados pelo governo de Salazar que não devem servir de interlocutores nos contactos com as associações de estudantes estrangeiras.
SEEPE - Secretariado dos Encontros dos Estudantes Portugueses no EstrangeiroAnúncio do 3º Encontro dos Estudantes Portugueses no Estrangeiro a ter lugar em Paris de 26 a 30 de Dezembro de 1968; pedido de envio de mensagens de solidariedade em relação à luta dos estudantes portugueses.
SEEPE - Secretariado dos Encontros dos Estudantes Portugueses no Estrangeiro