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Descrição arquivística
Amilcar Cabral: uma exposição
PT/AHS-ICS/DIV-07EMP-2023-001 · Item · 2023
Parte de A Divulgação AHS/ICS-ULISBOA

Exposição "Amilcar Cabral," Palácio Baldaya, org. pelo IHC. Documento: da série JL-MNA-73: PAIGC actualités, nº 35. Foi digitalizado externamente e seguiu para exposição. Comissão Comemorativa dos 50 anos 25 de Abril

"A exposição sobre Amílcar Cabral é inaugurada no ano em que passa meio século sobre o seu assassinato (1973, Conacri), e conta a história do revolucionário que – ao lado dos seus camaradas do PAIGC – contribuiu decisivamente para o fim do último império colonial europeu. Mostra objetos e correspondência de Cabral, mas também imagens, sons e textos que outras e outros lhe têm dedicado. É uma exposição sobre Amílcar Cabral e as suas vidas posteriores.

“Amílcar Cabral foi uma figura destacada do século XX cuja memória permanece, seja no imaginário político ou no nome das ruas de vários países do hemisfério Sul, da África do Sul ao Brasil. A sua vida é hoje motivo de renovado interesse em África, assim como nas periferias de capitais europeias, em universidades ocidentais ou nos principais canais televisivos mundiais”, explica José Neves, membro da Comissão Científica da iniciativa.

No Palácio Baldaya estarão 50 peças que permitem uma viagem pela vida do agrónomo e líder nacionalista, mas não só: “Cada uma das peças expostas leva-nos a momentos e lugares da vida de Cabral, enquanto indicia o tempo, o espaço e a experiência de quem o conheceu, vigiou, admirou, filmou, retratou ou cantou. Cabral está omnipresente, mas muitas das 50 peças que exibimos têm protagonistas próprios, da fotógrafa italiana Bruna Polimeni ao músico angolano David Zé, passando pelo líder ganês Kwame Nkrumah”, acrescenta o historiador.

A partir da exposição, a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril vai promover iniciativas diversificadas – mesas redondas, concertos, visitas guiadas e cinema –, incidindo sobre temas como liberdade, colonialismo, luta anticolonial e descolonização.

A iniciativa tem curadoria científica de José Neves e Leonor Pires Martins, consultoria de Alfredo Caldeira; Arquitetura de Ricardo Santos e Miguel Fevereiro; e Grafismo de Vera Tavares. Conta, enquanto parceiros, com a Junta de Freguesia de Benfica, a Fundação Amílcar Cabral, o Laboratório Associado IN2PAST, a Associação TCHIWEKA de Documentação, e a Fundação Mário Soares e Maria Barroso."

Espólio Manuel de Lucena
PT/AHS-ICS/ML · Fundo · 1977-2015

O Arquivo Manuel de Lucena contém um conjunto heterogéneo de documentos produzidos e acumulados no decurso das suas actividades científicas e académicas. Destaca-se os projectos de investigação: sobre a extinção dos grémios da lavoura e suas federações (1977-78); o processo português de reforma agrária (1979-1984); os Organismos de Coordenação Económica (OCE) (1977-2015); Interesses organizados e institucionalização da democracia em Portugal (1984-1993?); Descolonização Portuguesa (1995-2003); Investigação sobre corporativismo, coordenação económica e previdência social para entradas no Dicionário de História de Portugal (1977-2000).

Lucena, Manuel de.
Espólio Cecília Supico Pinto
PT/AHS-ICS/CSP · Fundo · 1921 - 2011

Documentos relacionados com a atividade do Movimento Nacional Feminino (MNF), fotografias, correspondências, publicações do MNF, livros, discos, fichas de soldados, recortes de imprensa, etc.

Pinto, Cecília Supico.
Colecção Arquivo de História Social
PT/AHS-ICS/CAHS · Fundo · 1943-1994

Engloba documentos de diferente proveniências sobre Extrema-esquerda, partidos de direita e partidos de esquerda; movimentos nacionalistas africanos e outros movimentos anticoloniais, Movimento feminista, Movimento sindical, Frente Patriótica Nacional,

Arquivo de História Social
Colecção César Oliveira
PT/AHS-ICS/CO · Fundo · 1911 - 1992

Engloba documentos muito distintos. Um primeiro conjunto é formado por correspondência, provas tipográficas e recortes da imprensa, da autoria de Alexandre Vieira. O segundo inclui cerca de cinquenta panfletos da oposição política ao Estado Novo (anos 30-40), que completam os existentes no Espólio Pinto Quartim. O último conjunto engloba documentação que reflecte a acção política de César Oliveira quer enquanto dirigente político (MES, ASDI, UEDS, PS), quer enquanto deputado e reporta-se toda ela ao período posterior ao 25 de Abril.

Oliveira, César.
Colecção José Laranjo
PT/AHS-ICS/JL · Fundo · 1959-1982

A maioria da documentação está relacionada com o Movimento Estudantil.
Existe ainda documentação, datada de 1961 a 1976, que espelha a atividade política de José Laranjo e diz respeito às seguintes organizações políticas:
ARA, Acção Revolucionária Armada; Comissão Coordenadora dos Trabalhadores Portugueses em Inglaterra;
CMLP/PCP (m-l) - Comité Marxista-Leninista Português/-Partido Comunista de Portugal (marxista-leninista);
CPLAI - Comité Português de Luta Anti-imperialista;
FAP - Frente de Acção Popular;
LUAR - Liga de União e de Acção Revolucionária;
Movimentos Nacionalistas Africanos;
MRPP - Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado;
OCMLP - O Grito do Povo/O Comunista/Organização Comunista Marxista-Leninista Portuguesa;
PCP - Partido Comunista Português.

Laranjo, José.
Colecção António Barreto
PT/AHS-ICS/AB · Fundo · 1953-1981

Documentação referente à Extrema-Esquerda, Movimento estudantil e Movimentos Nacionalistas Africanos, recolhida por António Barreto, em Portugal e no estrangeiro.

Barreto, António.
Colecção Fátima Patriarca
PT/AHS-ICS/FP · Fundo · 1967 - 1976

Documentação sobre a extrema-esquerda, Maio de 68, movimento estudantil, sindical, nacionalismos africanos, e a Philips portuguesa.

Patriarca, Fátima
Colecção Associação Tchiweka de Documentação
PT/AHS-ICS/CATD · Fundo · 1960 - 1975

Conjunto de 44 números avulsos de 11 publicações com carácter periódico, publicados entre 1960 e 1975, abrangendo o período pré independência de Angola, e 2 números de uma publicação activa em maio e junho de 1975.
A maioria das publicações da coleção foram produzidas pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA): Boletim de Informação (1960); Vitória ou Morte (1962-1973); Boletim do Militante (1964-1965); Leopardo (1968-1969); Angola in Arms (1971); A Vitória é certa! (1972-1974); Vitória Certa (1975) e Organização da Mulher Angolana - Quartely Issue (1973). A coleção é ainda composta por exemplares das seguintes publicações: Angola Cultura e Revolução (1964), Bulletin d'lnformation Pour la Cooperation à une Encyclopedie Africaine (1965), Angola - Órgão da Liga Nacional Africana (1974) e O Angolense - Semanário Independente Defensor da Unidade Angolana (1975).

A coleção contém publicações em português, francês e inglês.

Associação Tchiweka de Documentação
Colecção José Barreto
PT/AHS-ICS/JB · Fundo · 1960-1975

Documentação sobre o movimento estudantil, sindical, nacionalismo africano, Black Power, Frente Patriótica de Libertação Nacional, extrema esquerda, igreja católica, e outras organizações políticas.

Barreto, José
A Vitória é Certa! (MPLA)
PT/AHS-ICS/CATD-IMP-06 · Série · 1972 - 1974
Parte de Colecção Associação Tchiweka de Documentação

Exemplares do Bulletin d'Information "La Victoire est Certaine" e da Folha Informativa "A Vitória é Certa!" publicados entre 1972 e 1974 pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), sendo os três mais recentes publicados depois da Revolução de Abril de 1974 em Portugal.

MPLA - Movimento Popular de Libertação de Angola
Colecção fotográfica de Luciano Leal
PT/AHS-ICS/LL · Fundo · 1963

Fotografias de Angola por Luciano Leal, soldado de transmissões, mobilizado para comissão de serviço pelo Exército Português entre 1969 e 1971, na guerra colonial. Das quase cinco centenas de provas, metade foram por si organizadas em 2 álbuns, com temáticas distintas (um álbum composto por retratos de Leal em cenários e circunstâncias diversas, captadas por camaradas seus; outro contendo registos visuais do quotidiano militar, de aquartelamentos, de paisagens e animais selvagens, de operações militares e de jovens “nativas”, todos da sua autoria); a outra metade, são fotografias avulso. Muitas fotografias, avulsas e nos álbuns, têm legendas manuscritas pelo próprio.

Leal, Luciano