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Descrição arquivística
Binómio n. 18.
PT/AHS-ICS/VMF-ME-AEIST-17 · Item · 1966-2-15
Parte de Colecção Vítor Matias Ferreira

Boletim da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico.

Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)
Binómio n. 28.
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-68 · Item · 1967
Parte de Colecção José Laranjo

Temas principais deste número do Binómio:

  • Porquê 80% de Reprovações a Matemáticas Gerais?
    “Vêm às aulas práticas de Matemáticas Gerais e diz-se aos alunos: De vocês, em 30 passam 6. Vai haver 80% de chumbos. E então é o terror das turmas. Não percebem as matérias, não perguntam. (...) Por outro lado, há professores que “gozam” a ignorância dos alunos e em vez de os ajudarem a trabalhar quando estão desanimados, ainda os fazem mergulhar mais no desânimo e na descrença das suas capacidades. Muitos alunos chegam ao fim e têm maus resultados e, frequentemente, desistem do curso. (...) [Professor diz:] «Quem tiver média do Liceu inferior a 14 pode desistir já»”

  • Entrevistas
    " (...) Pergunta: Leste o Binómio que te era dedicado. Que pensas dele
    Resposta: Li, podia estar melhor. Tem pouca contribuição para a adaptação do novo aluno. Parece-me que o Binómio deveria dar informações mais precisas, sobre a vida escolar, e debruçar-se mais sobre problemas pedagógicos (...)".

  • Estudantes Presos
    "Além dos colegas referidos no último número deste boletim, encontra-se preso, desde 7 de Setembro, Octávio Correia Ribeiro, estudante do 6º ano de Medicina. Este colega não pôde, assim, fazer na época de Outubro os exames que lhe faltam para acabar o seu curso".

  • Semana da Recepção dos Novos Alunos:
    "Preparada e realizada por novos alunos com auxílio de colegas mais experientes, tem estado a preparar-se a Semana de Recepção aos Novos Alunos. Realizar-se-á de 4 a 12 de dezembro (...)".

Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)
Binómio n. 29.
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-65 · Item · 1968
Parte de Colecção José Laranjo

Temas principais deste número do Binómio:

  • Contradições académicas;
    "Repare-se no esquema geral dos discursos oficiais pronunciados por autoridades académicas nalgumas das aberturas solenes que todos os anos se desenrolam em Coimbra, Lisboa e Porto (...)".

  • Sobre a Secção Pedagógica da AEIST;
    " Completamente virada para as aspirações e necessidades dos estudantes, a Secção Pedagógica encontra-se integrada no meio estudantil. Tendo por base uma acção reivindicativa, ela não se limita a exigir procurando antes, através do diálogo com o corpo docente vias que levem, o mais rapidamente, à resolução dos múltiplos problemas".

  • As Associações de Estudantes
    " Na sequência do artigo " As Associações" inserto no número anterior, vamos analisar o caso particular das Associações de Estudantes seguindo um esquema semelhante (...)".

Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)
Binómio n. 4.
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-47 · Item · 1964-11-25
Parte de Colecção José Laranjo
Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)
Binómio n. 12.
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-60 · Item · 1965-2-26
Parte de Colecção José Laranjo
Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)
Binómio n. 31.
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-66 · Item · 1967
Parte de Colecção José Laranjo

Temas principais deste número do Binómio:

  • "Declaração de Princípios do Sindicato Democrático dos Estudantes da Universidade de Madrid"

  • Situação Pedagógica - Laboratórios de Física
    "(...) Ora, é do conhecimento geral que nos Laboratórios de Física o rendimento tirado pelos alunos é extremamente baixo. Resulta isso de diversos factores: Falta de uma metodologia sistemática e bem definida; Falta de elementos de estudo; Reduzido material instrumental; Reduzido número de assistentes e Inconsciência da parte dos estudantes".

  • A Integração da Rapariga na Vida Associativa (Tese para o Dia do Estudante de 62/ Transcrito do jornal "O Mocho" de Maio de 1963)
    "A jovem universitária portuguesa é produto e encontra um condicionalismo social que, muito resumidamente, procuraremos caracterizar (...)"

  • 20 de janeiro
    "(...) A queda do 40.900 em janeiro de 1957 foi possível porque os estudantes, conscientes do perigo que ele representava para a Universidade, se uniram em torno das suas Associações e o combateram. O decreto 44.632 não é melhor para a Universidade que o seu antecessor, daí a necessidade de combatê-lo (...)".

  • Qual a orientação correcta do Binómio?
    "Para que a Associação cumpra a sua função de estrutura verdadeiramente representativa dos estudantes deve haver sempre uma interação mútua entre a associação e as massas, de tal modo que as aspirações, os desejos e as críticas dos estudantes determinem o trabalho associativo e inversamente, que o trabalho da associação constitua um factor de peso na formação da massa estudantil (...)".

Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)
Binómio n. 30.
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-63 · Item · 1967
Parte de Colecção José Laranjo

Temas principais deste número do Binómio:

  • 832 bolsas de estudo para estrangeiros, 400 para universitários portugueses?
    No ano escolar de 1964-65, previu-se a entrega de 400 bolsas a estudantes universitários, num universo de 30000 alunos. Comparação com França, onde há cerca de 400000 alunos inscritos no ensino superior e 100000 bolsas para oferecer, e existem 48000 quartos para alojar estudantes. Na Bélgica, 60000 contos destinados a bolsas - se cada bolsa fosse de 12000 escudos, daria um total de 5000 bolsas, para um total de 20000 estudantes. Comparação dos rendimentos anuais por habitante em Portugal, Itália, Grécia e Espanha.

  • Vamos escrever para o Binómio
    "(...) Vamos procurar que essas dúvidas e críticas apareçam no Binómio, vamos incentivar os colaboradores a escrever, vamos responder às sugestões e perguntas que aparecem em cada instante. Nesse caminho consideramos importante a colaboração dos Delegados de Curso. Disso se encarregou a Direcção através da Junta de Delegados".

Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)
Binómio n. 26.
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-45 · Item · 1967-3
Parte de Colecção José Laranjo
Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-74 · Item · 1973-9-22
Parte de Colecção José Laranjo

Temas principais deste número do Binómio:

  • Os estudantes do Técnico decidem realizar… GREVE aos EXAMES
    "Pela reabertura da Associação do IST (fechada pela PIDE), pela revogação do inquérito, pela solução administrativa para os problemas militares, prescrições, etc".
Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)
Binómio n. 35.
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-69 · Item · 1968
Parte de Colecção José Laranjo

Temas principais deste número do Binómio:

  • Novo Aluno
    “Novo Aluno: Se costumas ler jornais deves ter verificado que nestes últimos dias muitos anúncios têm aparecido para empregos “só para novos alunos.” A propósito disto têm aparecido na Associação colegas, que já responderam a anúncios destes, e que pedem que se divulgue o que com eles se tem passado. Ao dirigirem-se às moradas que lhes tinham sido indicadas na volta do correio, estes colegas foram sujeitos a uma série de perguntas, das quais salientamos algumas:
    É adepto da economia planificada ou da economia de concorrência? Conhece a obra de Salazar? E de outros políticos? Quais? Concorda com a guerra do ultramar? Porquê? (...)".

  • Morreu um Colega
    "Como já foi amplamente anunciado, morreu, enquanto preso às ordens da PIDE, o colega Daniel Joaquim Campos de Sousa Teixeira. Segundo o comunicado distribuído à imprensa pela PIDE, a morte foi devida a “... um forte ataque de asma brônquica…” O colega Daniel Teixeira foi aluno do Seminário dos Olivais até que em Abril de 1967 passou a frequenta a Universidade Católica de Lovaína. Os estudantes prestaram-lhe uma última homenagem no átrio da Igreja S. João de Deus na Praça de Londres, desfilando em silêncio e cantando a “Portuguesa” acompanharam o enterro até ao Cemitério de Benfica. À saída do enterro, algumas dezenas de estudantes manifestaram-se gritando “Slogans”. A polícia que durante o enterro já estava de prevenção, à saída do cemitério, carregou, dispersando-os".

  • Festival de Poesia e Canção Protesto I
    "Realização do “Festival de Poesia e Canção Protesto I”; decorreu na cantina, mas sem luz nem microfone; A poesia foi de Manuel Alegre, Borges Coelho, José Régio e dos próprios alunos que as leram. As canções foram de Luis Cília, José Afonso, Adriano Correira de Oliveira e Joan Baez".

Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)
Binómio n. 11.
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-58 · Item · 1965-2-10
Parte de Colecção José Laranjo

Temas principais deste número do Binómio:

  • Plenário
    "Na Cidade Universitária, realizou-se, na quinta-feira passada, mais uma assembleia Plenária dos estudantes de Lisboa".

  • Noticiário Interno - Secção Cultural
    "Foram oferecidos à secção cultural do AEIST, pela Fundação Calouste Gulbenkian, bilhetes para o 2º Festival de Cinema de Lisboa, que serão distribuídos pelos sócios interessados" .

  • Porque uma secção fotográfica numa escola de engenharia?
    "Pois muito bem, é a isto mesmo que iremos responder, aproveitando esta ocasião que o Binómio nos oferece, para mais uma vez divulgar o que é a secção fotográfica da nossa escola".

Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-73 · Item · 1970-4
Parte de Colecção José Laranjo

Temas principais deste número do Binómio:

  • Algumas questões sobre os objetivos e limites da luta estudantil

“Numa Universidade autoritária com estruturas arcaicas quer na sua dimensão (falta de instalações, de professores, etc) quer na sua forma (cátedra vitalícia, etc), onde paternalisticamente os professores ensinam e acriticamente os estudantes consomem um conjunto de conhecimentos prenhes de idealismos sem relação com a prática; onde quase todo o trabalho é forçadamente individualista; onde a prática de luta da grande massa dos estudantes é no campo da luta pedagógica (...):
a) a liquidação de certas formas de repressão e autoritarismo dentro da Universidade que abrirá caminho a novas formas de organização e a consolidação das atuais estruturas sindicais;
b) uma forte ligação das estruturas sindicais à base estudantil, assim como o seu efetivo reconhecimento como representantes dos estudantes;
c) para além das propostas e conclusões dos diversos grupos de trabalho e comissões a consolidação e o reconhecimento de todas as conquistas adquiridas na prática e na luta pelos estudantes;
(...)
Luta contra o conteúdo classista do ensino:
a) ensino como “formação de quadros para servirem a classe dominante na consolidação do seu poder económico e político, e, simultaneamente, veicular uma ideologia, que reveste matrizes diferentes consoante o tipo de atividade que desempenham os quadros”
b) “a finalidade do ensino só pode ser alterada de modo a se tornar verdadeiramente democrática quando os trabalhadores possuírem o poder económico e político”
(...)
Luta dos operários, dos camponeses e dos estudantes:
Neste momento, a luta contra o conteúdo de classe do ensino é um dos principais parâmetros de ataque dos estudantes contra a sociedade capitalista. Porém, o estudante numa sociedade capitalista se pensa em termos de sociedade, fá-lo sempre através da imagem que tem dessa sociedade a classe dominante”.

Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)
Binómio s.n. - Os operários da Lisnave em greve.
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-72 · Item · 1969-11-17
Parte de Colecção José Laranjo

Temas principais deste número do Binómio:

  • Os operários da Lisnave em Greve

Contextualização e descrição da greve na Lisnave.
"Dia 13, 5ª feira às 3h30 da madrugada, a policia de choque com cães e a GNR do Barreiro invadiram as instalações expulsando os quatrocentos operários do turno da noite. O turno que chegou de manhã, encontrou os estaleiros cercados pela polícia e GNR (...)"

  • Os jornais, a informação e os estudantes
    "Os jornais que ainda há pouco tempo falavam na democracia, na "liberalização", na liberdade e outras coisas..., são os que agora mantêm o silêncio sobre as reivindicações e as lutas dos trabalhadores, como mantiveram sobre as reivindicações e as lutas dos estudantes.
    (...)
    O Binómio, como órgão de um sindicato de estudantes tem o dever de informar os estudantes e a população (...)".
Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)
Binómio s.n. - Opressão na Universidade?
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-70 · Item · 1968
Parte de Colecção José Laranjo

Temas principais deste número do Binómio:

-Concentração junto ao Sr. Director
"Na passada segunda-feira, deu-se uma concentração de alunos junto ao Sr. Director, para entrega de um documento, aprovado por unanimidade numa reunião de alunos em que participaram cerca de 700 estudantes. Esse documento, portador duma contraproposta pelas comissões de curso, s.pedagógica, s.de voluntários e direcção e de princípios gerais sobre a vida dos estudantes (...)".

  • Cantina da Cidade Universitária
    Abertura da Cantina da Cidade Universitária, com gerência particular, em 1961. Em 1962, entrega a um grupo de estudantes e professores que constituíam a Comissão Administrativa das Instalações Académicas (CAIA), que se desfez com a crise nesse mesmo ano. Apesar da entrada ser livre no ano letivo 1962-63, vários estudantes da Técnica não puderam entrar nas instalações. Gerência agora entregue a um grupo de pessoas empregadas da Reitoria, os estudantes deixaram de poder participar na gestão e os estudantes da Universidade Técnica continuam sem poder entrar no edifício. “Os estudantes querem a sua cantina.” Realização de encontros de comensais, com cerca de 500 participantes, no interior da cantina, contactos com o reitor e reuniões de esclarecimento.

Junto encontra-se uma "Folha Diária das Eleições" com esclarecimento sobre eleições, datada de 23 de Abril de 1968.

Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)
Binómio n. 33.
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-64 · Item · 1967
Parte de Colecção José Laranjo

Temas principais deste número do Binómio:

  • Acesso à Universidade, 73% da população (trabalhadores) fornece 5% dos alunos da Universidade Portuguesa
    "O problema do acesso ao ensino das camadas mais desfavorecidas, que constituem a maioria da população portuguesa, tem sido apontado como dos mais graves com que se debate a educação no nosso país (...) Este artigo tem a intenção de chamar a atenção de estudantes e professores para o problema (...)".
Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)
Binómio n. 32.
PT/AHS-ICS/JL-ME-AEIST-67 · Item · 1967
Parte de Colecção José Laranjo

Temas principais deste número do Binómio:

  • A Carta de Grenoble
    "Numa altura em que mais e mais o movimento associativo estudantil português, em consequência da já longa luta de sobrevivência que tem tido que travar e das vitórias que tem alcançado, está exigindo para si próprio o esforço e estruturação teórica e prática que o afirmem definitivamente na sociedade portuguesa (...) é extremamente importante divulgar este texto que no essencial representa ainda hoje a declaração de princípios do Sindicalismo Estudantil".

  • Problemas Sociais dos Estudantes
    "Conclusões finais sobre os problemas sociais:

    1. Apesar de o estudante universitário ser um privilegiado, ¼ dos estudantes da Universidade de Lisboa tem emprego. Esta percentagem eleva-se para cerca de ⅓ no sexo masculino.
    2. Como segundo índice de dificuldades económicas o facto de a percentagem dos que “Provêm do seu sustento” ser superior à dos que trabalham para “Apenas auxílio”.
    3. As Escolas com Alunos Voluntários são as que apresentam maior percentagem de empregados.
    4. A correlação Emprego-Curso não é grande, em média, o que é novo indicativo de necessidades.
    5. Esta correlação é grande nas Escolas com Regime Voluntário, visto que correspondem ao tipo de emprego de uma zona urbana como é Lisboa
    6. Numa Escola ligada à Indústria como é o caso do IST a correlação é muito baixa, o que não seria de admitir, embora a área de Lisboa seja a mais industrializada do país.
      (...)
    7. Uma percentagem elevada de estudantes da Universidade de Lisboa são pessoas empregadas que aspiram a uma “promoção social”. Uma pequena percentagem ingressa na Universidade depois dos 25 anos".
Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)
Binómio n. 23.
PT/AHS-ICS/VMF-ME-AEIST-22 · Item · 1966-10
Parte de Colecção Vítor Matias Ferreira

Temas principais deste número do Binómio:

  • Universidade... um mar de rosas;
    "É hábito a nossa Associação, nas suas publicações, referir-se aos "problemas" do estudante. Por outro lado, os alunos têm o hábito de se "marimbar" neles e nas soluções que nós propomos. Logo, ou o nosso ensino é um mar de rosas e os "associativos" andam a inventar questões que não se põem ou então esses problemas existem mesmo (...) Mas vejamos: até talvez não existam tantos problemas. Claro que há 75% de chumbos a Matemáticas Gerais, 74% de chumbos a Química Geral, 68% de chumbos a Geometria Descritiva (segundo estatística de 1962-63), mas será isto um problema? Não, claro que não.”

  • Guia do Novo Aluno
    "Entraste n Universidade e começar agora a ouvir falar da tua Associação. Compras as folhas por ela editadas. lês o seu boletim, tomas as tuas refeições na Cantina, etc. Sobre a orientação e as finalidades que as Associações se propõem tratarão artigos futuros neste boletim; por ora limitamo-nos a referir os seus órgãos (...)".

Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)
Binómio n. 19.
PT/AHS-ICS/VMF-ME-AEIST-18 · Item · 1966-03-19
Parte de Colecção Vítor Matias Ferreira

Temas principais deste número do Binómio:

  • Educação dos Estudantes;
    "(...) Também é sabido de todos que as Associações de estudantes se propõem educar os estudantes. Daqui se conclui que para se operar essa educação é necessário atender a duas coisas: uma, é a realidade humana que constitui o jovem estudante, no qual vão actuar os princípios educativos; outra, é a oportunidade desses princípios educativos (...).

  • Há associação em Ciências?
    " (...) depoimento dum caloiro de ciências: Associação?... Na Faculdade de Ciências?...Ah! Talvez seja aquele edifício no qual nunca mais acabam as obras. Seria esta a minha resposta se um mês antes me tivessem feito essa pergunta. Mas dezenas de Caloiros da Faculdade de Ciências ainda pensam assim. Eu mesmo pouco sei agora."

Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa)